Ralis

Todo-o-terreno: Elisabete Jacinto vence terceira etapa do África Eco Race

ElisabeteJacinto3ElisabeteJacinto 600Elisabete Jacinto refez-se do revés sofrido na véspera ao vencer categoria de camiões na terceira etapa da África Eco Race, que se disputou entre Foum e Assa (Marrocos), e que incluía uma especial de 387 quilómetros.

A piloto portuguesa, o seu navegador José Marques e o mecânico Marco Cochinho conseguiram um dia isento de problemas cumprindo o percurso em pouco mais de cinco horas e 17 minutos. E dessa forma a equipa do MAN azul claro aproximou-se da liderança dos pesados na prova, que ainda é ocupada por Tomas Tomecek.

O checo do Tatra foi apenas segundo na tirada, e viu Elisabete Jacinto ficar a apenas seis minutos de distância. O que abre boas perspetivas para a piloto do Montijo nos próximos dias. Isto apesar do seu MAN denotar ainda problemas.

“A especial foi novamente muito difícil para nós. Devido ao problema que temos na suspensão fizemos a corrida com alguma prudência e tivemos que gerir muito bem o andamento para não comprometer a nossa competição”, explica Elisabete Jacinto.

“Para além disso surgiu também um problema na tração às quatro rodas e fizemos quase todo o percurso com tração em apenas duas rodas. Já perto do fim o Tomas Tomacek parou devido a um furo e nós conseguimos ultrapassá-lo e terminar a etapa em primeiro lugar”, acrescentou a piloto português.

Schlesser 600Na competição de automóveis o triunfo na tirada pertenceu a Jean-Antoine Sabatier, pese embora a classificação geral continue a ser liderada por Jean-Louis Schlesser, que na etapa perdeu pouco mais de quatro minutos para o seu compatriota do Buggy, que é agora segundo na ‘geral’.

Já nas motos o mais veloz foi Robert Theuretzbacher, embora o austríaco seja apenas terceiro na classificação geral, liderada pelo francês Michel Pisano, que viu a sua vantagem reduzir-se uma vez que realizou apenas o quinto tempo na tirada.

A quarta etapa da África Eco Race tem uma especial de 390 quilómetros, com pistas técnicas e rápidas, bem como passagens por trilhos de areia.

Classificação

Camiões
1.º Tomas Tomecek/Vojtech Moravek (Tatra) 12h59m37s
2.º Elisabete Jacinto/José Marques/Marco Cochinho (MAN) + 6m09s
3.º Miklos Kovacs/Peter Czegledi/Laszlo Acs (Scania) + 24m58s

Automóveis
1.º Jean-Louis Schlesser/Thierry Magnaldi (Schlesser) 10h34m27s
2.º Jean-Antoine Sabatier/Denis Rozand (Buggy) + 28m24s
3.º Jacques Loomans/Frits Driesmans (Toyota) + 30m34s

Motos
1.º Michel Pisano (Honda) 11h39m17s
2.º Dominique Robin (KTM) + 3m14s
3.º Robert Theuretzbacher (KTM) + 6m30s

Em destaque

Subir