Ralis

Todo-o-terreno: Elisabete Jacinto vence segunda etapa do Africa Eco Race

ElisabeteJacintoAfricaRace214ElisabeteJacintoAfricaRace0214 600Elisabete Jacinto esteve em grande na segunda etapa do rali Africa Eco Race – que ligou Jorf El Haman a Tagounite (Marrocos) –, ao vencer a categoria de camiões, mostrando a competitividade do MAN TGS da Oleoban.

Numa tirada com 377 quilómetros cronometrados, a piloto portuguesa e os seus companheiros de equipa – o navegador José Marques e o mecânico Marco Cochinho – foram os mais rápidos, batendo Tomas Tomecek e o seu Tatra por apenas sete segundos.

Este resultado permitiu a Elisabete ser nono na tirada em termos de camiões e automóveios e ocupar agora a 10.ª posição na classificação geral e segunda entre os camiões.

ElisabeteJacintoAfricaRace214 600“Ganhámos a etapa nos camiões. Se ontem fomos nós que tivémos um furo, hoje foram os outros que tiveram problemas. Uns furaram e avariaram, outros enganaram-se no percurso e outros atascaram”, explica a piloto do Montijo.

“Conclusão, fomos o primeiro camião e fizémos o nono lugar à geral. Estamos em segundo lugar dos camiões, quatro segundos atrás do Tomacek, e décimos da geral. Mas a corrida é muito grande e o pior está para vir na Mauritânia. Mas para já vamos festejar o Ano Novo com uma vitória”, acrescenta Elisabete Jacinto.

Os automóveis foram naturalmente os mais rápidos, com o francês Mattieu Serradori a impor o seu proto Predator, diante do checo Miroslav Zlapetal e o também gaulês Jean-Antoine Sabatier. Zlapetal lidera a classificação geral da categoria, com mais de minuto e meio sobre o cazaque Yuriy Sazonov.

MatthieuSerradoriAfricaRace214 600Classificação após a 2.ª etapa

1.º Miroslav Zlapetal/Bartolomej Boba (Hummer) 6h08m37s

2.º Yuriy Sazonov/Arsian Shakhimov (Hummer) + 1m32s

3.º Jean-Antoine Sabatier/Jean-Luc Rojat (Bugga) + 4m24s

4.º Andrey Cherednikov/Dmytro Tsyro (Hummer) + 6m36s

5.º Phillipe Porcheron/Cedric Rivet (Buggy) + 15m14s

6.º Kanat Shagrinov/Aleksandr Moroz (Toyota) + 21m52s

7.º Jacques Loomans/Frits Driesmans (Toyota) + 21m57s

8.º Erwin Imschoot/Jean-Paul Forthomme (Toyota) + 29m03s

9.º Tomas Tomecek/Ladislav Lala (Tatra) + 29m23s

10.º Elisabete Jacinto/José Marques (MAN) + 29m27s

Em destaque

Subir