Motociclismo

Todo-o-terreno: António Maio domina Baja TT de Idanha-a-Nova

AntonioMaioIdanha214AntonioMaioIdanha214 600António Maio confirmou este sábado o ascendente evidenciado no prólogo da Baja TT Idanha-a-Nova, ao dominar a competição de motos, pontuável quer para o campeonato nacional de todo-o-terreno, quer para o campeonato europeu de Bajas.

Nos dois setores seletivos que compunham a jornada principal da prova da Escuderia de Castelo Branco – um com 105 e outro com 176 quilómetros – o piloto da Yamaha Pinhelworks mostrou toda a sua categoria, impondo a sua YZ 450 F ao seu rival de sempre, Mário Patrão.

O campeão nacional teve de se contentar com a segunda posição. O piloto da Suzuki RMZ ficou a dois minutos e 47 segundos de António Maio, que ainda viu o seu companheiro de equipa, Luís Teixeira, levar a Yamaha YZ 500F ao último lugar do pódio. Além disso a Yamaha Pinhelworks ainda colocou Sebastian Buhler no quarto lugar, vencendo a classe TT1.

SebastianBuhlerIdanha214 600“Tentei atacar logo na primeira parte, mas depois perdi-me, o que me fez perder alguns segundos. Já não consegui recuperar e acabei por terminar a primeira volta na segunda posição”, conta António Maio referindo-se ao começo dos setores seletivos.

“Depois, na segunda passagem, ataquei desde o início. Aproveitei o facto do traçado ser bem ao meu jeito. Não tive problemas, a não ser o facto de ter batido num muro. Nessa altura perdi novamente alguns segundos, mas voltei a atacar”, prossegue o piloto alentejano.

“Estou super satisfeito, porque estou na luta pelo título de campeão. A minha Yamaha esteve perfeita e as suspensões Reiger ajudaram muito num piso que estava bastante duro. Ainda faltam duas provas e a vitória só depende de nós”, acrescentou o vencedor desta baja.

Em Idanha-a-Nova estiveram também presentes dois ‘craques’ do campeonato do mundo de todo-o-terreno – Hélder Rodrigues e Ruben Faria – com o piloto da Honda a terminar na oitava posição e o da KTM a concluir no sexto posto.

Classificação final

1.º António Maio (Yamaha) 3h33m26s

2.º Mário Patrão (Suzuki) + 2m47s

3.º Luís Teixeira (Yamaha) + 3m38s

4.º Sebastien Buhler (Yamaha) + 13m33s

5.º Domingos Santos (Honda) + 16m02s

6.º Ruben Faria (KTM) + 16m10s

7.º Fausto Mota (KTM) + 17m20s

8.º Hélder Rodrigues (Honda) + 22m35s

9.º David Megre (KTM) + 24m42s

10.º Alex Zanotti (TM) + 27m32s

Em destaque

Subir