Ralis

Todo-o-terreno: Andamento do DEpieres de Hélder Oliveira em Idanha superou expetativas

HelderOliveiraIdanha214HelderOliveiraIdanha214 600O andamento de Hélder Oliveira na Baja TT de Idanha-a-Nova superou as expetariva que a equipa de Fernando Santos tinha relativamente ao desempenho do DEpieres 2RM na prova da Escuderia de Castelo Branco.

Por se tratar de um novo projeto e com uma máquina de duas rodas motrizes com poucos quilómetros realizados antes do evento, a necessidade de múltiplas afinações adivinhava dificuldades. E as coisas até nem começaram mal.

Hélder Oliveira iniciou a prova com o sétimo tempo na primeira passagem pela super-especial de 6,8 km na Sr.ª do Almortão. O tempo de 6m25s seria repetido na segunda passagem, que colocou o piloto de Barcelos a partir dentro do top cinco para a corrida de sábado.

Algumas alterações ao comportamento do DEpieres no prólogo levaram a que Hélder Oliveira e Nuno Rodrigues da Silva terminassem na sexta posição o primeiro setor seletivo, apesar de um problema de suspensão surgido a meio do troço.

HelderOlveiraIdanha314 600Infelizmente um veio de transmissão partido, ainda na fase inicial do segundo setor seletivo, veio a forçar a desistência. O que é desvalorizado pelo piloto minhoto: “Foi a minha primeira experiência aos comandos de uma máquina de duas rodas motrizes em todo-o-terreno e sinto que evolui bastante ao longo dos quilómetros que fui efetuando”.

“Em relação ao carro, acho que teve um desempenho muito positivo. Embora esteja certo de que poderemos melhorar muito com treino e a procura das afinações mais indicadas para este tipo de terreno. Há alguns pormenores a corrigir. Podia ter sido melhor, já que o objetivo seria levar o carro até final, mas estou satisfeito”, remata Hélder Oliveira.

Os problemas sentidos em Idanha-a-Nova deverão ser agora corrigidos para que o piloto de Barcelos e a equipa liderada por Fernando Santos possam alcançar um resultado mais positivo no Rali TT Rota do Douro, a disputar a 26 e 27 deste mês.

Em destaque

Subir