Ralis

Todo-o-terreno: Alexandre Franco garante Taça Ibérica em Guadalaja

AlexandreFrancoGuadalajara314AlexandreFrancoGuadalajara314 600Alexandre e Rui Franco conquistaram a Taça Ibérica de todo-o-terreno, apesar das adversidades sentidas no Rali TT de Guadalajara. Os campeões nacionais da categoria T2 atingiram os seus objetivos e foram a única dupla a marcar pontos em todas as provas da competição.

Com pouco tempo (menos de quatro dias) para preparar a Nissan Navara da Godentrans Dura depois de na passada semana ter disputado a Baja Portalegre 500, a equipa Prolama tudo fez para que o piloto de Alenquer chegasse a Espanha nas melhores condições.

No prólogo Alexandre Franco entrou com algumas cautelas e não foi além do 15.º tempo, procurando recuperar tempo nos cerca de 500 quilómetros dos dois setores seletivos.

Só que bem cedo o piloto português sentiu dissabores, quando apanhou um concorrente que partiu à sua frente e este abalroou a Nissan Navara arrancando-lhe a roda dianteira direita quando Alexandre tentou a ultrapassagem.

Não ouve nada a fazer senão regressar à prova ao abrigo da regra Rally2 para disputar os 170 quilómetros do segundo setor seletivo, onde o piloro de Alenquer conseguiu recuperar até ao 12.º lugar, no qual viria a terminar, mas que bastou para a obtenção do título.

“Foi um fim-de-semana de emoções. No prólogo fomos cautelosos, pois como sabíamos que no setor seletivo haveria muita lama não nos interessava sair na frente”, começa por dizer Alexandre Franco.

AlexandreFrancoGuadalajara414 600“Partimos ao ataque para o primeiro setor e pouco depois do km 10 já tínhamos apanhado o carro que havia partido à nossa frente. Acionamos o ‘sentinel’ e quando o passávamos ele fez marcha-atrás embatendo com violenta no nosso carro arrancando-lhe a roda da frente direita”, prossegue.

“Isto acabou com as nossas aspirações ao pódio geral da corrida, mas no segundo dia partimos e fomos sempre a dar o máximo. Ultrapassámos cerca de uma dezena de concorrentes, fazendo um verdadeiro dia à nossa maneira”, recorda o piloto ribatejano.

“Terminamos com o sentimento de missão cumprida, somando mais um título. Estou feliz pelo ano que tivemos e queria deixar o meu obrigado à Scuderia Goldentrans/Dura e à Prolama, que nos apoiara. Estes títulos também são deles”, conclui Alexandre Franco.

Em destaque

Subir