Ciência

Toda a equipa portuguesa premiada na Olimpíada Ibero-americana de Física

olimpiadas_fisica_pt_900A equipa portuguesa, constituída por quatro estudantes, que se apresentou em Carmelo, no Uruguai, para competir na XXI Olimpíada Ibero-americana de Física, foi premiada com uma medalha de prata, uma medalha de bronze e duas menções honrosas.

Portugal conquista em Carmelo, no Uruguai, uma medalha de prata, uma medalha de bronze e duas menções honrosas.

A XXI Olimpíada Ibero-americana de Física decorreu entre 26 e 30 de setembro, colocando em competição 69 estudantes finalistas do ensino secundário de 19 países. No final de duas longas e difíceis provas de Física (uma prova teórica e uma prova experimental), o vencedor foi um estudante do Brasil.

Os team-leaders que acompanharam a delegação ao Uruguai, Orlando Oliveira e Rui Travasso, fazem um balanço extremamente positivo da prestação portuguesa:

“É um ótimo resultado. Todos os estudantes foram premiados e mantivemos o alto nível de prestação que a equipa portuguesa nos tem habituado nos últimos anos”.

Os docentes da Universidade de Coimbra (UC) salientam que “as provas deste ano eram bastante interessantes e desafiantes, focando tópicos de eletromagnetismo e de mecânica”.

“Destacamos em particular o bom desempenho na prova experimental, que os próprios alunos atribuíram ao trabalho de preparação realizado ao longo do ano no Departamento de Física da Universidade de Coimbra”, acrescentam.

As Olimpíadas de Física são promovidas pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação e Ciência, da Agência Ciência Viva, da Fundação EDP e da Fundação Calouste Gulbenkian.

O treino da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), integrado nas atividades da escola Quark! de Física, financiadas pelo Departamento de Física da UC.

A lista dos estudantes portugueses premiados

Medalha de Prata: Carlos Miguel Alexandre Carteiro (E.S. Damião de Goes, Alenquer)

Medalha de Bronze: Francisco Salema Oom de Sacadura (E.S. Quinta do Marquês, Oeiras)

Menção Honrosa: Tiago Cunha de Araújo (Externato Delfim Ferreira, Riba de Ave)

Menção Honrosa: José Miguel de Oliveira Mendes (E.S. Martinho Árias, Soure)

Em destaque

Subir