Tecnologia

Toda a informação do seu Smartphone apagada em 60 segundos

iphone5_1Surge uma nova ameaça para a informação armazenada em smartphones que usam o sistema Android. Cinco aplicações (que se apresentam como recuperadores de informação secreta de outros equipamentos) roubam a informação em menos de um minuto.

Um criador de aplicações publicou cinco ferramentas – identificadas pela BitDefender como Android.Spyware.GoneSixty.Gen – que são anunciadas unicamente com “objetivos de estudo” e que podem roubar informação de um smartphone.

Tudo o que precisa é instalar uma das aplicações no dispositivo da vítima, iniciá-lo e memorizar um código de cinco dígitos. A ferramenta espia descarrega e envia de maneira silenciosa para um servidor remoto os contactos, mensagens, chamadas recentes e o histórico de navegação armazenados no smartphone.

Inicia também o processo para desinstalar a aplicação assim que o trabalho esteja terminado. Fácil e bonito, e ainda extremamente discreto, tudo em menos de 60 segundos.

Para aceder à informação descarregada, o curioso ou delinquente que ativou a aplicação só tem que aceder ao site do criador da aplicação e introduzir o código para poder aceder a todos os contactos.

Para mensagens, chamadas recentes e histórico pede-se o pagamento de 5 dólares, uma pequena portagem a pagar pela violação gravosa da privacidade de uma pessoa. Se a pessoa também armazenar informação relacionada com o trabalho no telefone, uma ferramenta como esta pode comprometer o seu negócio por completo.

Existe uma nota que explica que toda a informação que não foi paga é apagada ao fim de um dia, por respeito e por razões de segurança; escusado será dizer que esta afirmação não merece muita credibilidade.

Uma base de dados de informação privada sensível – seja pessoal ou empresarial – pode ser uma autêntica mina de ouro. As mentes dos cibercriminosos podem ver os benefícios que podem retirar desta informação e não deixarão passar uma oportunidade como esta.

Em destaque

Subir