Mundo

Tiroteio no cinema nos EUA: James Holmes é culpado dos 12 homicídios

O homem que matou 12 pessoas num cinema de Aurora, nos EUA, foi considerado culpado dos crimes de homicídio em primeiro grau. James Homes, que abriu fogo contra os espetadores que assistiam ao filme ‘Batman’, será condenado a prisão perpétua ou à morte.

James Holmes, o homem que matou 12 pessoas no cinema, foi considerado culpado em tribunal.

Um tribunal de júri, formado por nove mulheres e três homens, responsabilizaram o arguido pelos incidentes de 20 de julho de 2012, quando Holmes entrou num cinema em Aurora, no Colorado (EUA), e abriu fogo sobre os espetadores que assistiam à estreia de ‘Batman: O cavaleiro das trevas ressurge’.

Do tiroteio resultaram 12 mortos, com James Homes a ser condenado pelo homicídio em primeiro grau dessas vítimas.

O tiroteio provocou ainda ferimentos em 70 pessoas, das quais 12 ficaram feridas devido a tumultos ocorridos durante a fuga.

Com 24 anos na época do ataque, James Homes foi indiciado num total de 165 acusações, entre elas 12 por homicídio de primeiro grau, 12 por homicídio “com extrema indiferença”, 116 tentativas de homicídio e posse de explosivos (encontrados em casa, na busca realizada após o tiroteio).

A acusação pediu a pena capital, com a defesa a alegar que o arguido tem distúrbios mentais e cometeu o crime durante um surto psicótico.

Culpado pelos 12 homicídios, James Homes vai ser condenado a prisão perpétua ou à pena de morte. Nesta última situação, será a primeira execução no estado do Colorado desde 1997.

Em destaque

Subir