Mundo

Timor-Leste/Eleições: Campanha a decorrer sem grandes incidentes

Os partidos políticos timorenses continuam empenhados numa campanha pacífica, apesar da “retórica mais calorosa” das declarações políticas, não tendo sido apresentadas queixas sérias junto dos órgãos eleitorais, segundo observadores internacionais das eleições legislativa em Timor-Leste.

A avaliação é feita num relatório semanal produzido pela equipa de observadores das organizações norte-americanas International Republican Institute (IRI) e USAID que estão a acompanhar as eleições legislativas antecipadas em Timor-Leste, marcadas para o próximo sábado.

Referindo-se ao ambiente eleitoral na última semana, o relatório, a que a Lusa teve acesso, sublinha que a situação se te mantido “pacífica”, com grandes multidões nos comícios e ações de campanha.

“Apesar da retórica calorosa dirigida aos seus oponentes, demonstraram empenho numa campanha ordenada e pacífica”, refere o relatório.

“Do ponto de vista de políticas, o foco tem estado na educação, energia, economia e infraestruturas”, sublinha-se no documento.

À semelhança do que tem ocorrido até agora, os observadores internacionais voltam a destacar o profissionalismo das equipas dos órgãos eleitorais, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE).

“Os órgãos de gestão eleitoral do país continuam vigilantes e dedicados, mantendo-se imparciais na sua observação das atividades partidárias e a continuar os preparativos para o dia das eleições”, consideram.

“Até ao momento ainda não houve queixas sérias apresentadas junto de qualquer dos organismos”, notam ainda.

A campanha tem decorrido sem incidentes de maior, com o STAE e a CNE a divulgar quase diariamente informação ampla sobre o processo, incluindo relatórios sobre ações de campanha dos partidos.

O período de campanha termina na quarta-feira e seguem-se-lhe dois dias de reflexão, em que muitos timorenses viajam para os locais onde estão recenseados.

As urnas abrem às 07:00 de sábado (23:00 de sexta-feira em Lisboa) e encerram às 15:00, devendo os primeiros resultados demorar várias horas a ser conhecidos.

Em destaque

Subir