Mundo

Tibete: Adolescente de 17 anos imola-se pelo fogo e dois homens são detidos por homicídio

tibeteA tibetana Bhenchen Kyi, de 17 anos, é a 33.ª pessoa a imolar-se pelo fogo em cinco semanas na China, num ato de protesto pela liberdade do Tibete que coincide com uma alteração legal que motivou a detenção de dois homens, um monge e o sobrinho, acusados de homicídio.

{loadposition related}

“Que o povo tibetano prevaleça durante dezenas de milhares de anos”, gritou Bhenchen Kyi, uma tibetana de 17 anos que, ontem por volta do meio-dia (pelas 20h00 na China), se imolou pelo fogo na província de Qinghai. A adolescente, que ainda conseguiu desejar “longa vida ao Dalai Lama”, foi a 33.ª pessoa a suicidar-se pelo fogo em cinco semanas, sendo a 23.ª vítima mortal.

Os protestos pela liberdade do Tibete aumentaram nas últimas cinco semanas, na sequência da eleição dos novos governantes chineses pelo XVIII Congresso do Partido Comunista da China. Com o aumento destes casos em pouco tempo, o ‘império do meio’ aprovou, quarta-feira, uma alteração à legislação que permite acusar de homicídio quem incitar ou ajudar outro a imolar-se pelo fogo.

Esta medida conduziu à detenção dos primeiros suspeitos: Lorang Konchok, um monge de 40 anos, e Lorang Tsering, sobrinho do primeiro. As autoridades consideram que os dois tibetanos incitaram outros oito a imolarem-se pelo fogo, na província de Sichuan, e acrescentam que Lorang Konchok enviava informações sobre os casos de imolação a uma organização independentista vinculada ao Dalai Lama, líder espiritual tibetano no exílio.

No caso de Bhenchen Kyi, a a agência tibetana Phayul assegura que não houve qualquer incitamento, referindo que a adolescente já teria manifestado as intenções a alguns amigos. A imolação ocorreu num lugar remoto para evitar que as autoridades ficassem com o corpo, com este a ser resgatado por tibetanos.

O 33.º caso em cinco semanas levou a comunidade internacional a renovar os apelos à China para terminar com a opressão civil e religiosa dos tibetanos, enquanto o ‘império do meio’ acusa o Dalai Lama de promover estes atos com fins políticos. Desde 2009 foram contabilizados 95 casos de imolação pelo fogo, dos quais resultaram 80 vítimas mortais.

O anúncio de mais um caso de imolação surge na véspera do Dia Internacional dos Direitos Humanos, que hoje se assinala.

Em destaque

Subir