Motores

Tiago Reis comanda Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal

O primeiro dia da Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal foi intensa, e motivou grandes movimentações na competição dos automóveis.

João Ramos e Vitor Jesus até foram os mais rápidos no prólogo, liderabdo depois até à marca dos 100 quilómetros, mas um furo na Toyota Hilux do Team Caetano acabou por comprometer a liderança do piloto de Gaia, que acabou por se atrasar.

Do percalço de Ramos beneficiaram Tiago Reis e Valter Cardoso, que aos comandos do Mitsubishi Racing Lancer assumiram o comando da prova e terminaram o dia com 2m39s de vantagem de Hélder Oliveira e Pedro Reis, muito conistentes no Mini Paceman da equipa Cattiva.

Esta terceira prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno ficou também marcada por diversos problemas em carros de pilotos que habitualmente lutam pelas posições cimeiras. Aconteceu com Hélder Oliveira, que terminou os últimos quilómetros do setor seletivo sem direção assistida no Mini Paceman.

Mas também Alejandro Martins, que foi o terceiro mais rápido no setor cronometrado, sofreu um furo 600 metros após ter iniciado o prólogo. O que obrigou o piloto da Toyota Hilux a partir para o primeiro setor da 35ª posição, sendo obrigado a ultrapassar 15 concorrentes ao longo do percurso.

Contudo o maior azarado do dia seria mesmo Pedro Ferreira, cuja Ford Ranger ficou sem gasolina. Isso obrigou o piloto do Porto a partir para o primeiro setor com quase 40 minutos de atraso para o primeiro classificado.

Evitando todos estes percalços, Nuno Matos terminou este primeiro dia no terceiro posto, a 36 segundos de Hélder Oliveira. O piloto de Portalegre, qie mais uma vez alinha aos comandos do Opel Mokka Proto, parte para a tirada de domingo à frente de Paulo Ferreira e Alejandro Martins, que depois da grande recuperação efetuada está a pouco mais de um minuto do quarto classificado. João Ramos está no sexto posto, também a um minuto do quinto colocado.

Em T2 Edgar Condenso e Nuno Silva foram os mais rápidos do dia, à frente de Rui Sousa e Carlos Silva, com Nuno Corvo e António Magalhães a fecharem o top três da categoria. Já em T8 os melhores foram César e Filipa Sequeira, com Bruno Oliveira/Paulo Marques e Hugo Raposo Joel lucas logo a seguir.

No Desafio Total Mazda Pedro Dias da Silva e José Janela parecem caminhar para mais um triunfo, já que a sua vantagem sobre Bruno Oliveira e Paulo Marques é de 2m50s. Bruno Rodrigues e Ricardo Claro partem para a etapa de domingo no terceiro posto desta competição monomarca. A Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal encerra amanhã com nova passagem pelo setor seletivo composto por 138 quilómetros.

Em destaque

Subir