Motores

Tiago Monteiro vence na Eslováquia

TiagoMonteiroEslovaquia5

Tiago Monteiro obteve a sua primeira vitória da época no campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC) ao impor-se na primeira corrida da competição deste domingo no Slovakia Ring.

O piloto português da Honda largava apenas do quarto lugar da grelha mas fez um arranque fulgurante que o levou à segunda posição, depois pressionou o marroquino Mehdi Bennani até lhe ganhar o primeiro posto e impor-se convincentemente.

Embora o Honda Civic se debatesse com menor velocidade de ponta que o Citroën C-Elysée de Bennani – facto que Tiago chegou a reportar à sua equipa via rádio – a verdade é que o piloto do Porto nunca baixou os braços assim que se colocou atrás do marroquino da Sebastien Loeb Racing.

Várias travagens fortes do norte-africano não foram suficientes para Tiago Monteiro o surpreender, o que aconteceu apenas numa curva em que Mehdi Bennani não estava a contar.

TiagoMonteiroEslovaquia6

A partir dessa altura o piloto português afastou-se, deixando o marroquino a lutar pela segunda posição com Robert Huff, colega de equipa de Tiago na Honda.

Com este triunfo Tiago Monteiro passou para a liderança do campeonato, já que José Maria Lopez não foi além da quinta posição. Um comando que o piloto português poderia perder no segundo confronto.

No entanto, e apesar de arrancar apenas da sétima posição, o piloto português da Honda voltou a realizar uma prova soberba, conseguindo logo no início deixar para trás os seus dois companheiros de equipa, Huff e Norbert Michelisz, que estavam melhor colocados na grelha de partida.

Depois partiu à procura do máximo de pontos que lhe fosse possível, logrando passar Yvan Muller e perseguindo os dois primeiros, José Maria Lopez e Nicky Catsburg, acabando no último lugar do pódio. O que lhe permite deixar a Eslováquia na frente do campeonato, ainda que apenas com um ponto de vantagem sobre o argentino da Citroën.

Classificação
Corrida 1
1.º Tiago Monteiro (Honda) 11 voltas
2.º Mehdi Bennani (Citroën) + 2,526s
3.º Robert Huff (Honda) + 3,119s
4.º Gabriele Tarquini (Lada) + 9,247s
5.º José Maria Lopez (Citroën) + 9,453s

Corrida 2
1.º José Maria Lopez (Citroën) 12 voltas
2.º Tiago Monteiro (Honda) + 0,700s
3.º Nicky Catsburg (Lada) + 3,260s
4.º Thed Bjork (Volvo) + 3,868s
5.º Norbert Michelisz (Honda) + 4,620s

Em destaque

Subir