Motores

Tiago Monteiro triunfa no WTCC em Buriram

TiagoMonteiroburiram515

Tiago Monteiro deu um importante passo em direção ao seu objetivo de terminar o quarto lugar no campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC) ao vencer a segunda corrida realizada este domingo no circuito de Buriram, na Tailândia.

Depois de um primeiro confronto muito complicado, devido a um toque que não lhe permitiu ir além do sétimo posto, o piloto português da Honda conseguiu impor-se na segunda corrida depois de levar a melhor sobre Norbert Michelisz.

Embora na qualificação não tivesse conseguido acompanhar o fortíssimo andamento dos Citroën C-Elysée oficiais, a verdade é que Tiago logrou o segundo lugar na grelha de partida para o segundo confronto da tarde, o que lhe abria uma janela de oportunidade para ganhar essa corrida.

Na primeira prova, o piloto Porto procurou evitar os vários incidentes que se produziram à sua frente no começo, vindo depois a sofrer um toque do Chevrolet de John de Filllippi que provocou danos no seu Honda Civic e não lhe permitiram ir além do sétimo lugar final.

Já na segunda corrida tudo foi diferente. É que embora na largada Tiago Monteiro deixasse as rodas do seu Civic patinar, não tardou a alcançar o ‘pole position’ Norbert Michelisz e a ganhar-lhe a liderança.

TiagoMonteiroburiram615

“Foi uma corrida muito dura. Andei sempre nos limites como se estivesse, sistematicamente, a fazer voltas rápidas de qualificação, mas simplesmente porque percebi que só assim conseguia passar para a frente”, conta Tiago Monteiro.

“A ultrapassagem correu na perfeição e estou muito feliz com esta vitória não só por mim em termos pessoais mas por toda a equipa. Estamos todos de Parabéns”, referiu também o piloto da Honda.

Agora, quando só falta uma jornada para o fim da época o objetivo de Tiago Monteiro é cada vez mais claro: “Chegar a quarto no Campeonato!. Sempre foi essa a meta e está sem dúvida mais próximo de ser conseguida”.

“Este fim-de-semana, numa pista difícil para o nosso carro, este resultado é ouro sobre azul. Para a última prova no Qatar temos de manter o mesmo nível. Mais um pódio ser excecional”, rematou o piloto português.

A partir daí o piloto português foi-se afastando do seu adversário, que acabaria por abandonar, passando a concentrar-se em manter a vantagem sobre Sebastien Loeb, que viria a terminar no segundo posto quando o final da corrida foi antecipado devido à falta de luz.

JMlopezBuriram

Para além de Tiago Monteiro, José Maria Lopez era o homem mais feliz em Buriram, já que ao vencer a primeira corrida, na qual Yvan Muller abandonou, o argentino da Citroën selou o seu segundo título mundial.

Classificação
Corrida 1
1.º José María López (Citroën) 16 voltas
2.º Sébastien Loeb (Citroën) + 1,380s
3.º Ma Qing Hua (Citroën) + 6,376s
4.º Mehdi Bennani (Citroën) + 7,202s
5.º Gabriele Tarquini (Honda) +14,500s
6.º Rob Huff (Lada) + 15,177s
7.º Tiago Monteiro (Honda) + 18,493s
Corrida 2
1.º Tiago Monteiro (Honda) 10 voltas
2.º Sébastien Loeb (Citroën) + 2,062s
3.º Ma Qing Hua (Citroën) + 7,784s
4.º José María López (Citroën) + 12,596s
5.º Tom Chilton (Chevrolet) + 13,815s

Em destaque

Subir