Motores

Tiago Monteiro terceiro na qualificação em Marrocos

TiagoMonteiroMarrocos4

Tiago Monteiro começou da melhor maneira o fim-de-semana do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC) em Marrocos, ao obter o terceiro melhor tempo na qualificação para a segunda corrida de domingo em Marraquexe.

Aliás, os Honda Civic mostraram estar melhor adaptados ao circuito de Moulay El Hassan, uma vez que Robert Huff garantiu a ‘pole postion’ batendo Norbert Michelisz.

Tiago Monteiro chegou a ser o mais veloz no último treino livre antes da qualificação, pelo que não foi surpresa nenhuma quando passou à segunda qualificação.

“Podia ter ficado com a ‘pole’ mas estava muito confiante e arrisquei talvez em demasia e bloquei as rodas o que me fez perder três décimas e consequentemente o primeiro lugar. Mas estar nos três melhores é fantástico na mesma”, explica o piloto do Porto.

TiagoMonteiroMarrocos5

Para as corridas Tiago sabe que não lhe esperam facilidades: “Estar na ‘pole’ neste circuito era fundamental. É um circuito citadino com poucos pontos de ultrapassagem. Adapta-se bastante bem ao nosso carro, porque é bastante técnico e não tem rectas longas. Vamos ver o que consigo fazer em ambas as corridas, os arranques vão ter um papel fundamental. O objectivo é terminar nos lugares do pódio”.

O que provavelmente não estava nos planos era o facto do campeão do mundo e líder do campeonato José Maria Lopez ter sido apenas quarto na decisiva sessão de qualificação, onde um pequeno erro de Tiago o impediu de lutar com a ‘pole’ com Huff.

Infelizmente um furo no Civic de Michelisz impediu a Honda de lutar pela vitória na competição de equipa MAC 3, realizada logo após a qualificação. Isso permitiu um triunfo fácil da Citroën.

Resultado da qualificação
1.º Rob Huff (Honda) 1m21,743s
2.º Norbert Michelisz (Honda) 1m21,779s
3.º Tiago Monteiro (Honda) 1m21,862s
4.º José María López (Citroën) 1m22,024s
5.º Nicky Catsburg (Lada) 1m22,161s
6.º Yvan Muller (Citroën) 1m22,115s
7.º Tom Coronel (Chevrolet) 1m22,194s
8º Thed Bjork (Volvo) 1m22,237s
9.º Hugo Valente (Lada) 1m22,251s
10.º James Thompson (Chevrolet) 1m22,455s

Em destaque

Subir