Velocidade

Tiago Monteiro sobe ao pódio e Robert Huff é campeão do Mundo

Tiago3Tiago Monteiro conseguiu o seu primeiro e único pódio da época no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, ao terminar a penúltima corrida do ano na terceira posição. Em Macau Robert Huff assegurou também o seu primeiro e único título no WTCC.

Tiago4x420Partindo da quinta posição para o primeiro confronto deste domingo, o piloto português da Honda sabia que tinha uma grande oportunidade de dar o primeiro top cinco ao novo Civic 1.6 Turbo, mas a boa forma do carro japonês – que desgastava menos os pneus Yokohama – acabou por ajudar a conseguir um resultado ainda melhor.

De facto, e embora tenha assumido a liderança após uma corajosa ultrapassagem ao seu companheiro de equipa Yvan Muller, Robert Huff parece deitar tudo a perder ao bater no muro na parte alta do Circuito da Guia, que deixou o seu Chevrolet Cruze muito mal tratado e o obrigou a desistir.

Tiago3x420O abandono do inglês, somado à excelente ultrapassagem a Gabriele Tarquini, deixou caminho livre para Tiago Monteiro cortar a meta na terceira posição e dar à Honda o seu primeiro pódio, apenas na quinta prova que o Civic disputou.

A vitória de Yvan Muller e a segunda posição de Alain Menu na primeira corrida permitiam ao francês e ao suíço da Chevrolet pensarem no título, uma vez que o seu rival Huff tinha ficado em ‘branco’.

E de facto, apesar de largarem mais atrás na grelha de partida para a segunda corrida, Muller e Menu não tardaram a ganhar posições, com o suíço a assumir mesmo a liderança diante do francês.

Yvan Muller, que já se sagrara campeão do Mundo por três vezes, viu as suas esperanças ruírem quando não evitou um toque no Chevrolet privado de Alex MacDowalll, enviando-o contra os rails e forçando a entrada do ‘safety car’. Um incidente que relegou o gaulês para o quarto posto, atrás de Robert Huff.

Apesar da vitória de Alain Menu, o suíço acabou por não conseguir chegar ao título, dado que Huff foi segundo diante de Muller, enquanto Tiago Monteiro somou um excelente quarto lugar.

O piloto português beneficiou mais uma vez do bom acerto do Honda para o Circuito da Guia, de boas ultrapassagens e também dos percalços alheios, como o acidente que se produziu à sua frente na curva do Hotel Lisboa, quando Pepe Oriola não evitou um toque no BMW de Norbert Michelisz, causado o abandono de ambos.

“Estou muito contente. Esta é apenas a terceira jornada do Civic e já termos conseguido o primeiro pódio é um feito notável. A equipa tem feito um trabalho excecional na evolução do carro e neste circuito estivemos bastante à vontade. Não podia ter corrido melhor. Tenho de agradecer à Honda e à JAS Motorsport todo o empenho e dedicação”, afirmou Tiago Monteiro após a prova.

Relativamente à segunda corrida o piloto do Porto referiu: “Acabamos por ficar com o quarto lugar, que é outro excelente feito. Conseguir estes dois resultados num circuito de que gosto particularmente tem um significado especial. Não esquecendo que foram as duas últimas corrida e que partimos para o trabalho de Inverno com motivação acrescida”.

Classificação – 1ª Corrida

1.º Yvan Muller (Chevrolet Cruze) 23m08,997s
2.º Alain Menu (Chevrolet Cruze) +0,915s
3.º Tiago Monteiro (Honda Civic)  +1,297s
4.º Gabriele Tarquini (SEAT Leon) +1,967s
5 º Darryl O’Young (Chevrolet Cruze) +11,519s

2ª corrida

1.º Alain Menu (Chevrolet Cruze)35m36,096s
2.º Robert Huff (Chevrolet Cruze) +0,320s
3.º  Yvan Muller (Chevrolet Cruze) +0,889s
4.º Tiago Monteiro (Honda Civic) +9,015s
5.º Darryl O’Young (Chevrolet Cruze) +9,786s

RobertHuffx420Campeonato do Mundo

1.º Huff  413 pontos

2.º Menu  401

3.º Muller  393

4.º Tarquini  252

5.º Coronel  207

6.º Michelisz  155

7.º D’Aste  144

8.º Oriola 131

9.º Monteiro  95

10.º Bennani  68

11.º MacDowall

 

Em destaque

Subir