Velocidade

Tiago Monteiro sétimo em Xangai

Tiago3Tiago Monteiro foi sétimo na primeira corrida do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, que hoje se disputou no Circuito Internacional Xangai. Naquela que foi a segunda jornada do piloto português aos comandos do novo Honda Civic no WTCC, só faltaram os pontos no segundo confronto.

Tiago3x420Saindo apenas da 17.ª posição para ambas as corridas, dificilmente Tiago poderia aspirar a repetir os pontos conseguidos duas semanas antes em Suzuka. Mas numa pista desfavorável, o piloto do Porto tirou todo o partido do Civic 1.6 T nas zonas sinuosas do traçado de Xangai.

Na primeira corrida do dia Tiago Monteiro também se aproveitou de erros alheios para ganhar posições, conseguindo depois defender a sétima posição dos ataques de Colin Turkington nas últimas voltas, quando o inglês estava muito mais rápido no Chevrolet Cruze da Aviva.

O segundo confronto foi muito mais complicado, com o piloto português a sofrer desta vez com a falta de velocidade de ponta do Honda Civic em reta. Isso acabou por não resistir aos adversários melhor equipados e terminoufora do top dez e, consequentemente, dos pontos.

“Tanto eu como toda a equipa estamos satisfeitos como o desempenho das duas corridas. Acabamos por perceber que o resultado da qualificação deveu-se a um problema mecânico”, começou por dizer Tiago Monteiro.

“Centramos o trabalho nas corridas e o carro estava muito mais competitivo. E isso verificou-se em pista. Na primeira prova consegui evitar as confusões e recuperar lugares. Depois fui gradualmente, à medida do possível, subindo mais lugares”, prosseguiu.

“As mudanças nas afinações resultaram, mesmo que isso não se tenha refletido no resultado. Temos ainda muito para melhorar, mas este fim de semana demos mais um passo em frente”, acrescentou o piloto portuense.

O objetivo para a última jornada do WTCC, marcada para 18 de Novembro em Macau, será o mesmo para Tiago Monteiro, sendo certo que não será ainda possível disputar as primeiras posições com os dominadores Chevrolet.

No antigo território português no Extremo Oriente as vitórias deverão ser jogadas entre os protagonistas de Xangai, como Alain Menu, que ganhou a primeira corrida na China, ou Robert Huff, que assumiu o comando do campeonato depois de se impor no segundo confronto chinês.

 

Classificação – 1ª Corrida

1.º Alain Menu (Chevrolet Cruze) 25m12,369s

2.º Rob Huff (Chevrolet Cruze) + 1,500s

3.º Stefano d’Aste (BMW 320 TC) + 11,192s

4.º Tom Coronel (BMW 320 TC) + 13,327s

5.º Gabriele Tarquini (SEAT Leon) + 15,653s

6.º Tom Boardman (SEAT Leon) + 26,382s

7.º Tiago Monteiro (Honda Civic) + 30,032s

 

2ª Corrida

1.º Rob Huff (Chevrolet Cruze) 25m17,714s
2.º Yvan Muller (Chevrolet Cruze) + 1,195s
3.º Alain Menu (Chevrolet Cruze) + 2,698s
4.º Tom Coronel (BMW 320 TC) + 4,378s
5.º Stefano d'Aste (BMW 320 TC) + 4,866s
(…)
11.º Tiago Monteiro (Honda Civic) + 27,342s

Em destaque

Subir