Velocidade

Tiago Monteiro repete sexto lugar em Sonoma

tiago monteiro wtcc sonomaTiago Monteiro terminou na sexta posição as duas corridas americanas do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo que neste domingo se disputaram no circuito californiano de Sonoma.

O piloto português não tinha tarefa fácil na sua despedida ao Seat Leon, antes de ‘abraçar’ o projecto Honda, como se percebeu na qualificação, onde, mesmo assim, garantiu o sétimo lugar da grelha de partida para a primeira corrida.

Fez um bom arranque e procurou ser um dos principais perseguidores aos dominadores Chevrolet, papel que acabou por caber ao húngaro Norbert Michelisz, que levou o seu BMW ao último lugar do pódio, logo atrás de Yvan Muller e Robert Huff.

Sem conseguir acompanhar o ritmo de Gabriele Tarquini, o melhor piloto dos Seat, Tiago Monteiro lutou ainda pelo quinto posto com Alex McDowell. E até poderia ter conseguido passar o piloto da Bamboo Racing se não tivesse cometido um pequeno erro a duas voltas do final.

Com a inversão do resultado da qualificação para formar a grelha para a segunda corrida, o piloto português arrancava da quarta posição, mas logo na largada foi impotente para segurar Muller, Huff e Michelisz.

Depois Tiago foi obrigado a deixar passar Tarquini, cujo motor, mais novo do seu Seat, lhe permitiu acompanhar o pelotão da frente. Pelo que o piloto do Porto se remeteu a novo duelo pela quinta posição, desta feita com Tom Coronel.

O holandês conseguiu efetuar uma primeira ultrapassagem, a que o português respondeu, mas na última volta o piloto do BMW da ROAL Motorsport conseguiria recuperar a quinta posição e Tiago Monteiro repetiu o resultado da corrida anterior.

“Penso que foi uma boa despedida. Foram duas corridas muito divertidas, com muitas lutas e num circuito muito interessante. Na primeira corrida o início foi atribulado, com alguns toques à mistura, mas depois foi uma luta constante para recuperar posições”, começou por referir o piloto português.

“Na segunda corrida fiz tudo o que estava ao meu alcance, sobretudo porque sofri com problemas de electrónica. O sexto lugar deixou-me mais uma vez contente. Termino a minha relação com a Seat com o sentimento de dever cumprido”, concluiu Tiago Monteiro.

Classificação

1.ª Corrida

1.º Yvan Muller (Chevrolet Cruze) 23m34,369s
2.º Rob Huff (Chevrolet Cruze) + 0,564s
3.º Norbert Michelisz (BMW 320 TC) + 5,444s
4.º Gabriele Tarquini (SEAT Leon) + 8,847s
5.º Alex MacDowall (Chevrolet Cruze) + 11,803s
6.º Tiago Monteiro (SEAT Leon) + 12,422s
7.º Franz Engstler (BMW 320 TC) + 15,707s
na última volta.

2.ª Corrida

1.º Rob Huff (Chevrolet Cruze) 29m19,176s
2.º Norbert Michelisz (BMW 320 TC) + 0,320s
3.º Gabriele Tarquini (SEAT Leon) + 1,199
4.º Alain Menu (Chevrolet Cruze) + 3,718
5.º Tom Coronel (BMW 320 TC) + 7,571s
6.º Tiago Monteiro (SEAT Leon) + 8,207s

Em destaque

Subir