Motores

Tiago Monteiro parte da ‘pole position’ em Vila Real

TiagoMonteiroVilaReal4

Uma sensacional volta em 1m56,633s deu a Tiago Monteiro a ‘pole position’ para a segunda corrida do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC) em Vila Real.

O piloto português da Honda bateu Yvan Muller, o melhor homem da Citroën por 0,109s, numa sessão de qualificação onde campeão do mundo José Maria Lopez não evitou um erro na última rotunda do traçado transmontano.

Tiago vai assim largar na frente para o segundo confronto de domingo, sendo que para o segundo vai largar da 10.ª posição, após uma volta que se pode considerar perfeita.

Aliás o piloto do Porto capitalizou os erros dos adversários. Um pequeno de Yvan, um ligeiramente maior do seu companheiro de equipa, Robert Huff e um enorme do líder do campeonato José Maria Lopez, que acabou por ficar na escapatória da última rotunda, depois de uma sucessão de exageros em que o Elysée n.º 37 chegou a andar de lado como se fosse um carro de ralis.

YvanMullerVilaReal2

Como resultado o argentino da Citroën vai largar da quinta posição da grelha de partida por ser o mais lento da Q3, atrás dos outros dois Honda, de Norbert Michelisz e Robert Huff, o piloto mais rápido na Q2.
Como obteve o 10.º registo na segunda sessão, Tom Coronel vai largar da ‘pole’ para a primeira corrida de domingo.

O prémio de consolação para Citroën aconteceu na competição por equipas MAC 3. A marca francesa bateu a Honda por 0,283s depois de nos dois primeiros setores estar a perder para a marca japonesa por mais de cinco segundos.

Resultado da qualificação
1.º Tiago Monteiro (Honda) 1m56,633s
2.º Yvan Muller (Citroën) 1m56,742s
3.º Norbert Michelisz (Honda) 1m58,373s
4.º Robert Huff (Honda) 1m59,031s
5.º José Maria Lopez (Citroën) sem tempo
6.º Thed Björk (Volvo)
7.º Mehdi Bennani (Citroën)
8.º Tom Chilton (Citroën)
9.º Nicky Catsburg (Lada)
10.º Tom Coronel (Chevrolet)

Fotos: Ricardo Cachadinha

Em destaque

Subir