Motores

Tiago Monteiro obtém segunda vitória do ano em Motegi

TiagoMonteiroMotegi715

Tiago Monteiro logrou a sua segunda vitória do ano ao impor-se na segunda corrida do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC) em Motegi, Japão. Isto depois de ter pontuado no primeiro confronto, para o qual arrancou do final da grelha,

Numa pista mais favorável aos Honda, como o provou a ‘pole position’ para a primeira corrida de Norbert Michelisz, Tiago esperava conquistar bons tempos no primeiro confronto deste domingo. Esse objetivo complicou-se pelo facto de largar do final da grelha de partida.

Mas o piloto do Porto não ‘baixou os braços’, e mal se acenderam os semáforos verdes iniciou uma recuperação que o levaria até à nona posição, já que ultrapassar Robert Huff se revelou uma tarefa impossível de concretizar.

TiagoMonteiroMotegi815

Dessa forma Tiago Monteiro concentrou-se na segunda corrida, para a qual largada da terceira posição da grelha de partida. Aí fez mais um dos seus arranques fulminantes e ‘pulou’ para o comando, apesar de Hugo Valente quase o ter obrigado a sair de pista.

O francês da Campos Racing acabaria por se resignar à posição de perseguidor e finalmente de segundo classificado, enquanto o piloto português da Honda se foi afastando cada vez mais para se impor com grande vantagem e obter o segundo triunfo da época e o seu sétimo no WTCC.

A terceira posição foi alvo de uma interessante luta entre Robert Huff, Sebastien Loeb e Gabriele Tarquini, que o britânico da Lada venceria com grande mérito, somando mais um pódio, numa corrida que viu abandonar os dois principais candidatos ao título mundial; primeiro José Maria Lopez, com um furo, e depois Yvan Muller, com o capot do seu Citroen solto, como consequência de um toque no Honda de Tarquini.

TiagoMonteiroMotegi915

“Não há palavras para descrever a felicidade. Este resultado é para todos na Honda, para o público fantástico que vi ao longo de toda a corrida muito entusiasta e para a minha família que me apoia incondicionalmente”, declarou no final um radiante Tiago Monteiro.

“Depois do que aconteceu em Vila Real, este é o melhor dos desfechos. Na primeira tinha que chegar ao pontos. Tentei de todas as formas e consegui. Tive de lutar muito e de arriscar, mas valeu a pena”, explicou o piloto portuense.

“Na segunda corrida estava muito focado , sabia que o arranque seria muito importante. Arrisquei, não me intimidei e depois de estar na frente foi fantástico. O carro estava excelente com um andamento fora de série. Consegui explorá-lo ao máximo”, referiu ainda Tiago Monteiro, que não deixou de elogiar a Honda pelo seu “excelente trabalho”, num triunfo “com um sabor muito especial” por ser “na casa da Honda”.

Classificação
Corrida 1
1.º José Maria Lopez (Citroen) 13 voltas
2.º Norbert Michelisz (Honda) + 3,081s
3.º Gabriele Tarquini (Honda) + 4,314s
4.º Ma Quing Hua (Citroen) + 10,421s
5.º Yvan Muller (Citroen) + 11,812s

9.º Tiago Monteiro (Honda) + 23,409s
Corrida 2
1.º Tiago Monteiro (Honda) 13 voltas
2.º Hugo Valente (Chevrolet) + 9,222s
3.º Rob Huff (Lada) + 10,938s
4.º Sébastien Loeb (Citroën) + 11,703s
5.º Ma Qing Hua (Citroën) + 12,894s

Em destaque

Subir