Motores

Tiago Monteiro no top quatro em Termas de Rio Hondo

TiagoMonteiroTermasRioHondo6

Tiago Monteiro terminou no top cinco as duas corridas do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC), disputadas este domingo no circuito de Termas de Rio Hondo, na Argentina.

O piloto português da Honda, que arrancava da quarta posição para a primeira corrida, foi quinto nesse primeiro confronto para no segundo ser quarto, depois de ter largado da oitava posição da grelha de partida.

Para Tiago foi uma excelente operação em termos de campeonato, uma vez que lhe permitiu manter a segunda posição e até recuperar os pontos perdidos para Yvan Muller na segunda corrida.

Sabia-se que a tarefa do piloto do Porto era complicada na pista argentina, uma vez que faltava velocidade de ponta o Honda Civic n.º 18, mas nas corridas voltou a dar tudo.

Na primeira quis surpreender na largada os ocupantes da primeira fila da grelha, mas John Fillippi, o detentor da ‘pole position’, tapou-lhe a trajetória e isso permitiu a Tom Chilton escapar-se no comando e vencer com uma enorme vantagem.

TomChiltonTermasRioHondo2

Mais do que isso, Tiago Monteiro acabou por perder três posições que depois já não conseguiu recuperar, nomeadamente para Yvan Muller, para Tom Coronel e para o seu companheiro de equipa Robert Huff.

“Não estando em posição de discutir o título o meu objetivo é ganhar corridas. Sabia que para o conseguir teria de ser audaz no arranque. E foi o que aconteceu. Podia ter sido bem sucedido mas infelizmente acabou por não resultar”, refere o piloto português.

“Estava a preparar-me para assumir o primeiro lugar mas sai largo, fui para a parte suja e acabei por cair para quarto. Ainda tentar lutar por mais uma posição mas não foi possível”, afirmou também Tiago Monteiro.

Jà na segunda corrida a prova de Tiago foi mais positiva, pois ganhou dois lugares na largada e depois beneficiou da acesa luta pela liderança entre José Maria Lopez, que venceu, Norbert Michelisz, que surpreendeu o argentino na largada, e Yvan Muller.

PechitoLopezTermasRioHondo2

Tiago Monteiro manteve-se atrás de Robert Huff e Tom Coronel durante toda a prova, parecendo que o melhor que poderia conseguir seria a sexta posição, mas na luta a três na dianteira Michelisz e Muller acabariam por sair de pista o que permitiu ao piloto português da Honda tirar partido e terminar à frente do francês da Citroën.

“Apercebi-me no arranque das possibilidades de haver falsa partida de dois adversários. Decidi não arriscar demasiado na expetativa dos ‘drive-through onde ganharia imediatamente duas posições”, sublinhou o piloto português.

“Mas o tempo foi passando e nada aconteceu e então tive de começar a atacar. Na volta final o motor do Honda começou a falhar e vi a minha vida a andar para trás, mas felizmente deu para terminar sem perder posições. Dois quartos lugares são bons resultados em termos de campeonato”, acrescenta Tiago Monteiro.

Classificação

Corrida 1
1.º Tom Chilton (Citroën) 13 voltas
2.º Rob Huff (Honda) + 0,792s
3.º Yvan Muller (Citroën) + 1,384s
4.º Tiago Monteiro (Honda) + 2,471s
5.º José María López (Citroën) + 7,646s
Corrida 2
1.º José María López (Citroën) 14 voltas
2.º Tom Coronel (Chevrolet) + 2,032s
3.º Rob Huff (Honda) + 2,583s
4.º Tiago Monteiro (Honda) + 3,956s
5.º Yvan Muller (Citroën) + 4,305s

Em destaque

Subir