Motores

Tiago Monteiro limita danos com pontos na Eslováquia

TiagoMonteiroEslovaquia615

Tiago Monteiro marcou pontos em ambas as corridas do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC) disputadas este domingo na Eslováquia. O piloto português largava da 17:ª posição para os dois confrontos, pelo que o objetivo seria sempre terminar entre os dez primeiros, o que veio a conseguir, ao terminar a primeira corrida em oitavo e a segunda em nono.

Tiago fez um bom arranque para o primeiro confronto e ganhou de imediato várias posições, ficando a discutir o 10.º posto com Norbert Michelisz até este cometer um erro e sair de pista. Depois o abandono de alguns adversários à sua frente – como Nick Catsburg e Medhi Bennani – fez o resto, permitindo-lhe cortar a meta entre os oito primeiros.

Já na segunda corrida a tarefa do piloto do Porto revelou-se mais complicada, já que para além de não ter recuperado tantas posições não logrou ganhar vantagem sobre Michelisz, em novo duelo com o húngaro.

TiagoMonteiroEslovaquia715

“Estas duas recuperações têm sabor a vitória. Foi bastante difícil e duro. Não podia dar-me por vencido. Fui bastante agressivo e dei tudo o que tinha. Sabíamos que a tarefa ia ser muito difícil”, começa por contar Tiago Monteiro.

“Até chegar aos pontos havia muitos adversários a bater, mas felizmente conseguimos alcançar a meta. Tanto eu como a equipa estamos satisfeitos com a performance do carro nas corridas”, prossegue o piloto do Porto.

Agora há que perceber o que se passou na qualificação: analisar todos os detalhes para que não se volte a repetir: “Descobrimos uns problemas electrónicos mas que não justificam tudo. A equipa vai trabalhar afincadamente para perceber o que realmente se passou e melhorar para o próximo fim-de-semana”.

“Sair da cauda do pelotão não é posição que queira voltar a repetir. Felizmente conseguimos minimizar os estragos e há que olhar para o próximo fim-de-semana”, conclui Tiago Monteiro que tem menos de uma semana para se preparar para a próxima jornada em Paul Ricard (França).

MullerLoebEslovaquia215

Como se esperava a Citroën dominou os acontecimentos, com Yvan Muller a liderar a primeira corrida do princípio ao fim, tirando bom partido da ‘pole position’ para se impor a José Maria Lopez.

O argentino repetiu o segundo posto no segundo confronto, ganho por Sebastien Loeb, que tinha sido terceiro na primeira corrida, enquanto Muller ficou com o lugar mais baixo do pódio nesta segunda corrida.

Classificação
Corrida 1
1.º Yvan Muller (Citroën) 11 voltas
2.º José María López (Citroën) + 1,749s
3.º Sébastien Loeb (Citroën) + 2,868s
4.º Rob Huff (Lada) + 12.282
5.º Hugo Valente (Chevrolet) + 16,882s
6º. Gabriele Tarquini (Honda) + 17,194s
7.º Tom Chilton (Chevrolet) + 21,737s
8.º Tiago Monteiro (Honda) + 25,131s
Corrida 2
1.º Sébastien Loeb (Citroën) 11 voltas
2.º José María López (Citroën) + 3,188s
3.º Yvan Muller (Citroën) + 7,626s
4.º Gabriele Tarquini (Honda) + 12,144s
5.º Hugo Valente (Chevrolet) + 16,266s
6.º Jaap Van Lagen (Lada) + 16,634s
7.º Mehdi Bennani (Citroën) + 18,793s
8.º Norbert Michelisz (Honda) + 30,442s
9.º Tiago Monteiro (Honda) + 30,691s

Em destaque

Subir