Motores

Tiago Monteiro leva Vila Real ao rubro

TiagoVilaReal10

Tiago Monteiro concretizou finalmente o sonho de vencer em Vila Real, após uma segunda corrida do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC) onde foi obrigado ao máximo de concentração para não perder a vantagem de largar da ‘pole position’.

Sabendo como é difícil ultrapassar no circuito transmontano, o piloto português da Honda não falhou no momento da largada e procurou afastar-se de Yvan Muller, o adversário que lhe poderia estragar os planos.

Tiago, conhecido no WTCC pelos seus fabulosos arranques, assumiu o comando mal se acenderam os semáforos verdes e manteve atrás de si Muller, que nas primeiras voltas procurou seguir na ‘sombra’ do piloto do Porto.

Atrás dos dois primeiros, Norbert Michelisz e Robert Huff colocavam-se em posição caso Tiago Monteiro e Yvan Muller cometessem algum erro grave. O que nunca veio a suceder.

YvanMuillerVilaReal5

Inicialmente Muller conseguiu seguir Tiago de perto, mas uma sucessão de voltas muito rápidas permitiram ao português afastar-se ligeiramente, enquanto os seus companheiros de equipa iniciavam um duelo pelo terceiro lugar.

Mais perto do final Yvan Muller ainda conseguiu aproximar-se de Tiago Monteiro, mas tal como sucedeu com Robert Huff em relação a Norbert Michelisz tudo não passou de uma intenção, porque o húngaro manteve-se firme no terceiro lugar.

Ao concluir a prova no quarto lugar, José Maria Lopez manteve uma folgada vantagem no campeonato do mundo, mas Tiago Monteiro recuperou o segundo lugar com esta vitória em casa.

“Muita emoção, muita alegria. Sentir este apoio do público é fantástico, mas também a pressão era enorme. Por não se imagina como difícil foi fazer a ‘pole’. Não foi um triunfo fácil, mas muito saboroso. Claro que largar na frente foi importantíssimo, pois sabia que se conseguisse assumir o comando seria difícil de me ultrapassagem”, começou por dizer o piloto português.

TiagoMonteiroVilaReal12

“O carro portou-se bem. Claro que a dada altura senti qualquer coisa que não estava bem, mas nada demais. È algo que temos de ver com a equipa. Claro que esta vitória foi importantíssima para a Honda, e é tão especial quanto a que ganhei em 2010 no Algarve, saindo também da ‘pole”, acrescentou Tiago Monteiro.

De referir que apesar de terminar na quarta posição, Robert Huff ficou com a volta mais rápida do fim-de-semana, o que lhe valeu um interessante relógio Tag Heuer.

Classificação
1.º Tiago Monteiro (Honda) 14 voltas
2.º Yvan Muller (Citroën) + 0,821s
3.º Norbert Michelisz (Honda) + 2,181s
4.º Robert Huff (Honda) + 3,402s
5.º José Maria Lopez (Citroën) + 16,164s
6.º Thed Björk (Volvo) + 17,374s
7.º Nicky Catsburg (Lada) + 17,374s
8.º Mehdi Bennani (Citroën) + 21,614s9
9.º Hugo Valente (Lada) + 23,054s
10.º Tom Chilton (Citroën) + 23,364s

Fotos: Ricardo Cachadinha

Em destaque

Subir