Velocidade

Tiago Monteiro estreia Honda Civic a ‘apalpar terreno’

tiago monteiro civic 1A estreia de Tiago Monteiro com o Honda Civic no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo foi determinada pela necessidade de adaptar o novo carro às características do circuito de Suzuka, pelo que o 11.º lugar na grelha de partida para a primeira corrida de domingo é um resultado natural.

O piloto português sabia que não teria tarefa fácil nos primeiros passos do bólide preparado e assistido pela equipa JAS Motorsport, apesar das boas indicações nos treinos livres, quando conseguir rodar entre os quatro/seis mais rápidos.

“Sabíamos desde o início que esta estreia não iria ser fácil, mas estamos satisfeitos porque está a correr tal como planeamos. Os treinos livres correram bem com a normal adaptação à pista e na qualificação conseguimos passar à Q2, que era a nossa meta. Sei que poderíamos ter feito um bocado melhor, mas para a estreia já é bom”, começou por dizer Tiago Monteiro.

Para as corridas de domingo o piloto do Porto não estabelece uma meta: “Serão uma incógnita. Estamos na fase da descoberta do carro em situação de competição. Não sabemos como vai ser o comportamento do carro, sobretudo devido à degradação dos pneus. Fizemos vários testes a esse nível, mas é sempre diferente, especialmente porque esta pista é bastante abrasiva para as borrachas”.

Claro que Tiago Monteiro ficará sempre agradado se terminar ambos os confrontos entre os dez primeiros, pois isso significa que poderá marcar pontos na estreia do Honda Civic, uma vez que é bastante improvável que possa fazer jogo igual com os Chevrolet oficiais, que dominaram por completo a qualificação em Suzuka.

Resultado na qualificação
1.º Alain Menu (Chevrolet Cruze) 52,885s
2.º Yvan Muller (Chevrolet Cruze) 52,950s
3.º Robert Huff  (Chevrolet Cruze) 53.054s
4.º Alex MacDowall (Chevrolet Cruze) 53,206s
5.º Mehdi Bennani (BMW 320 TC) 53,224s
6.º Gabriele Tarquini (SEAT Leon) 53,259s
7.º Tom Coronel (BMW 320 TC) 53,400s
8.º Aleksei Dudukalo (SEAT Leon) 53,513s
9.º Pepe Oriola (SEAT Leon) 53,516s
10.º Stefano D’Aste (BMW 320 TC) 53,729s
11.º Tiago Monteiro (Honda Civic) 53,886s

Em destaque

Subir