Motores

Tiago Monteiro 16º na primeira ‘pole position’ de Kevin Ceccon

O regresso de Tiago Monteiro à competição, na prova da Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR) em Suzuka saldou-se por um 16º tempo na qualificação, onde Kevin Ceccon arrecadou a sua primeira ‘pole position’ na disciplina.

Tiago regressou às pistas após longos meses de ausência, e por isso foi natural que sentisse algumas dificuldades em termos de andamento nas primeiras voltas que efetuou com o Honda Civic # 18 da Boutsen Ginion Racing.

No entanto, e apesar de não ter conseguido o seu ‘passaporte’ para a segunda sessão de qualificação, o piloto português mostrou adquirir ritmo ao fim de alguns turnos de condução no Honda, ficando a oito décimas do melhor tempo da Q1.

Obviamente que os holofotes passaram rapidamente para Kevin Ceccon, já que o jovem piloto italiano, que na segunda qualificação tinha sido o mais rápido, nunca tinha logrado uma ‘pole’ no WTCR, e nunca um Alfa Romeo Giulietta tinha sequer colocado ‘as rodas’ na primeira fila de uma grelha do ‘Mundial’ de Carros de Turismo.

A festa nas hostes de Ceccon e da equipa Romeo Ferraris foi enorme, depois do jovem transalpino suplantar o mais veterano piloto do pelotão do WTCR, o seu compatriota Gabriele Tarquini, por sete décimas. O experiente piloto da Hyundai vai assim arrancar de segundo num i30 N que exibe o lastro máximo de 60 kg.

Os franceses Aurélien Comte, no Peugeot 308 TCR, e Yann Ehrlacher, no melhor dos Honda Civic TCR, vão largar para a primeira corrida do fim de semana em Suzuka da segunda fila, após uma terceira qualificação onde o marroquino Mehdi Bennani foi o mais lento, completando o top cinco.

Em destaque

Subir