Motores

Thierry Neuville vence Rali de Portugal e lidera ‘Mundial’

Thierry Neuville venceu o Rali de Portugal, que dominou desde a sétima especial, aproveitando os percalços de Sebastien Ogier para chegar à liderança do Campeonato do Mundo.

O belga da Hyundai partia para o último dia – composto por cinco classificativas na zona de Fafe – com quase 40 segundos de vantagem, por isso procurou gerir essa diferença para Elfyn Evans, que também queria muito dar à M-Sport a segunda posição, sobretudo depois do que se passou com Ogier.

Nem Neuville, nem Evans, conseguiram ser os mais rápidos em qualquer das especiais desta última etapa, mas lograram manter as duas posições cimeiras, como era seu objetivo, com o belga a conseguir a sua segunda vitória da época, adicionando o triunfo em Portugal ao obtido na Suécia.

Se para o galês a felicidade foi grande pela obtenção do seu primeiro pódio de 2018, para o vencedor não escondia a satisfação doi ainda maior: “O carro estava bem, a equipa esteve sempre a apoiar-me. Foi um fim de semana perfeito. Na Power Stage os pneus não estavam muito bem, por isso ser segundo foi ponto, devido aos pontos extra”.

Dani Sordo partiu para este último dia na terceira posição, mas rapidamente percebeu que não conseguiria terminar no pódio, ao receber uma penalização de um minuto por ter derrubado um pilar de plástico na Porto Street Stage, disputada no final de sexta-feira. Isso ‘atirou’ o espanhol da Hyundai para quinta posição, deixando a disputa da terceira posição entregue a Esapekka Lappi e a Teemu Suninen.

Um duelo que só se decidiu na Power Stage, e a favor do finlandês da M-Sport Ford, e somente por 7,4s. Isto apesar de Lappi ter ganho a Power Stage. O tempo ganho pelo piloto da Toyota ao seu adversário – 1,2s – revelou-se insuficiente.

Para Suninen foi um momento inesquecível, já que se tratou do seu primeiro pódio aos comandos de um WRC, o primeiro Rali de Portugal num carro da categoria principal, e também pelo facto de ter contribuído para um excelente resultado de conjunto por parte da M-Sport, onde Sebastien Ogier nem sequer conseguiu obter qualquer ponto na Power Stage, ao terminar apenas com o oitavo tempo.

Aliás, nenhum dos pilotos oficiais do WRC que regressaram à competição no sábado via ‘rally 2’ conseguiram pontos, ao terminarem a Power Stage fora do top cinco.

O sueco Pontus Tidemand somou mais uma vitória em WRC2 para a Skoda, apesar de um furo o ter atrasado na etapa de sexta-feira. Depois atacou forte, e aproveitando alguns problemas sentidos por Stéphane Lefebvre passou para a liderança, acabando por se impor ao polaco Lukasz Pieniazek por mais de dois minutos.

Classificação final

1º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) 3h49m46,6s

2º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 40,0s

3º Teemu Suninen/Mikka Markkula (Ford) + 47,3s

4º Esapekka Lappi/Jane Ferm (Toyota) + 54,7s

5º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai) + 1m00,9s

6 º Mads Ostberg/Torsen Eriksen (Citroën) + 3m33,5s

7º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 5m23,0s

8º Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda) + 14m10,8s

9º Lukasz Pieniazek/Petr Mazur (Skoda) + 16m17,3s

10º Stephane Lefebvre/Gabin Moreau (Citroën) + 16m34,3s

 

Em destaque

Subir