Motores

Thierry Neuville ‘rouba’ liderança a Elfyn Evans na Córsega

Thierry Neuville é o novo líder da Volta à Córsega, quarta prova quarta prova do Campeonato do Mundo de Ralis, depois de ‘roubar’ a liderança a Elfyn Evans na derradeira especial de hoje.

Evans partiu para a tirada deste sábado na frente do rali, com pouco mais de quatro segundos de vantagem sobre Ott Tanak, pelo que se aguardava por um grande duelo entre os dois.

Na terceira especial do dia Tanak conseguiria passar para o comando após se impor na primeira passagem por Castagniccia (47,1 km), mas a curva vantagem do piloto da Toyota não lhe permitia grandes veleidades, e quando o estónio sofreu um furo na penúltima classificativa a liderança voltou para a posse de Elfyn Evans.

Mas a consistência o galês da M-Sport Ford ‘esbarrou’ num Thierry Neuville em crescendo, sendo que o belga da Hyundai, depois se impor na segunda passagem pela especial de Desert des Agriates (14,4 km), voltou a fazer o mesmo na segunda passagem por Castagniccia, e com isso assumiu a liderança.

Neuville vai para o último dia da prova corsa – que inclui duas classificativas, Eaux de Zilia (31,8 km) e a ‘Power Stage’ de Calvi (19,3 km) – com apenas 4,5 segundos de vantagem sobre Evans, que parece ser o único em posição de o impedir de vencer.

Mais atrás está um Sebastien Ogier em clara recuperação, depois das dificuldades sentidas com o seu Citroën C3 WRC no primeiro dia. Mas o Campeão do Mundo está a mais de 44 segundos do líder e tem de se preocupar com Dani Sordo, pois o espanhol da Hyundai está a pouco mais de cinco segundos.

A fechar o top cinco Teemu Suninen pode completar um bom resultado de conjunto para a M-Sport Ford, ainda que não se possa distrair, pois Ott Tanak está a pouco mais de 22 segundos e quer mitigar o mais possível a perda de pontos no campeonato para os seus principais rivais, Neuville e Ogier.

Classificação após a 12ª PE
1º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) 2h56m50,0s
2º Elfyn Evans/Scott Martin (Ford) + 4,5s
3º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroën) + 44,8s
4º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai) + 49,9s
5º Teemu Suninen/Markku Salminen (Ford) + 1m32,1s
6º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) + 1m54,5s
7º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroën) + 1m59,3s
8º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai) + 3m21,4s
9º Kris Meeke/Scott Marshall (Toyota) + 3m55,9s
10º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 6m35,4s

Em destaque

Subir