Motores

Thierry Neuville reforça liderança no Rali de Portugal e Kris Meeke sai de estrada

O terceiro dia do Rali de Portugal começou de forma positiva para Thierry Neuville, que reforçou a sua liderança na prova, após uma manhã que provocou mais uma ‘baixa’ com a saída de estrada de Kris Meeke.

O britânico da Citroën, que era o segundo a passar nas classificativas, perdeu o controlo do seu C3 WRC no troço de Amarante 1 (37,6 km) e acabou por sair de estrada, colidindo de lado com uma árvore. A extensão dos estragos no carro francês determinará a continuidade ou não de Meeke em prova.

Já na frente Neuville conseguiu ‘cimentar’ a sua liderança, concluindo a manhã com quase meio minuto de vantagem sobre Elfyn Evans, que se impôs na segunda especial do dia, e possui cinco segundos de vantagem sobre Dani Sordo. O espanhol não tem sido tão rápido quanto o galês da M-Sport Ford, mas tem sido consistente e preservado bem os pneus do seu Hyundai i20 WRC, levando como prioridade garantir o pódio.

Mas se há coisa que não está certa são as segunda e terceira posições, pois tanto Teemu Suninen como Esapekka Lappi estiveram fortes na manhã deste sábado e concluíram a manhã a pouco mais de 19 segundos de Sordo, pelo que a repetição das passagens pelos troços de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante deverão ser determinantes quando aos lugares que dão acesso ao pódio.

Na sexta posição Mads Ostberg pensa apenas em terminar, pois encontra-se a 23 segundos de Lappi, tal como Craig Breen, pois a sua diferença para os da frente é superior a dois minutos, como já sucedia com Meeke antes da saída de estrada.

Sebastien Ogier, Andreas Mikkelsen e Jari-Matti Latvala regressaram às prova ao abrigo da regra ‘rally 2’, sendo que o finlandês da Toyota brilhou ao ser o mais rápido na primeira especial do dia. No entanto os três foram fortemente penalizados e dificilmente poderão pontuar, ainda que para o norueguês da Hyundai isso ainda pareça possível. A sua meta serão os pontos da ‘power stage’ de domingo.

Classificação após a PE 12

1º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) 2h27m03,0s

2º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 29,9s

3º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai) + 34,9s

4º Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford) + 54,6s

5º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) + 59,4s

6º Mads Ostberg/Torsten Eriksen (Citroën) + 1m22,4s

7º Craig Breen/Paul Nagle (Citroën) + 3m42,4s

8º Stéphane Lefebvre/Gabin Moreau (Citroën) + 10m07,0s

9º Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda) + 10m56,4s

10º Lukasz Pieniazek/Petr Mazur (Skoda) + 11m09,1s

 

Em destaque

Subir