Motores

Thierry Neuville na frente do Rali da Turquia

Thierry Neuville ‘saltou’ para o comando do Rali da Turquia no decorrer do segundo dia de prova, depois de Craig Breen e Andreas Mikkelsen terem passado pela liderança.

Partindo para a etapa com pouco mais de dois segundos de vantagem sobre Breen, Mikkelsen não resistiria ao ataque do irlandês na primeira especial do dia, com o piloto da Citroën a ganhar mais de sete segundos ao norueguês da Hyundai.

No entanto Neuville tinha também pretensões à primeira posição na prova turca, e ao impor-se no segundo troço do dia aproximava-se dos dois primeiros, numa luta em que também estava envolvido Mads Ostberg.

A quarta classificativa trouxe uma reação de Andreas Mikkelsen, que era o mais rápido na especial e recuperava o comando do rali, ao ganhar quase 10 segundos a Craig Breen. O que deixava adivinhar um duelo entre os dois até ao final da etapa.

Mikkelsen manteve-se na frente da prova por mais duas especiais, mas Neuville e Sebastien Ogier estavam na ofensiva, parecendo capazes de desafiar o norueguês, que o perder mais de 11 segundos na sétima classificativa permitia ao seu companheiro de equipa erguer-se à liderança, ainda que com apenas três décimas de vantagem sobre o Campeão do Mundo.

Isto significa que os dois pilotos que lutam atualmente pelo título mundial saem para o terceiro dia de prova na luta pelo comando da prova turca, sendo que Andreas Mikkelsen ainda aspira à vitória, dado os pouco mais de dois segundos de atraso para o líder.

Os pilotos da Toyota não estão completamente fora do ‘retrato’, uma vez que Jari-Matti Latvala é quarto a pouco mais de 13 segundos de Mikkelsen, e Ott Tanak, que hoje também ganhou uma especial, é quinto a meio minuto do comandante do rali.

A ‘fava’ saiu literalmente à Citroën, que viu Mads Ostberg desistir, com danos na suspensão na sexta classificativa, enquanto Craig Breen foi vítima de vários furos e ‘caiu’ para a oitava posição, numa prova da qual também já não faz parte Elfyn Evans, também com problemas de suspensão no seu Ford Fiesta RS WRC.

Classificação após a 7ª PE

1º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) 1h52m28,2s

2º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 0,3s

3º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 2,6s

4º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 16,3s

5º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) + 31,9s

6º Hayden Paddon/Scott Marshall (Hyundai) + 35,1s

7º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) + 36,8s

8º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 50,1s

9º Teemu Suninen/ (Ford) + 1m02,9s

10º Henning Solberg/ + 6m52,0s

Em destaque

Subir