Motores

Thierry Neuville na frente do Rali da Suécia

Thierry Neuville comanda o Rali da Suécia concluída que foi a primeira etapa desta segunda prova do campeonato do mundo da especialidade (WRC). O belga da Hyundai venceu cinco das sete especiais disputadas, terminando este segundo dia com mais de 28 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala.

O finlandês da Toyota foi um dos pilotos que conseguiu contrariar Neuville, chegando a impor-se numa classificativa e regressar à liderança do rali, mas depois não teve argumentos para o belga.

Neuville parece ter conseguido o melhor acerto do seu i20 WRC, ao mesmo tempo que tinha a posição ideal de passagem na estrada, que foi uma desvantagem para alguns dos seus adversários.

Latvala e Ott Tanak, que também ganhou uma especial, parecem ter sido os únicos a conseguirem também uma melhor configuração dos seus carros, ainda que o finlandês da Toyota tenha perdido perdido tempo significativo no penúltimo troço do dia.

Kris Meeke conseguiu assinar bons tempos da parte da manhã mas não teve um Citroën à sua feição, e por isso também perdeu tempo na secção da tarde, concluindo a tirada na terceira posição, a mais de 41 segundos de Neuville.

Sebastien Ogier não se impôs em nenhuma classificativa, e admitiu que nesta etapa tal seria impossível, em virtude da sua ordem de passagem na estrada, apanhando-a menos ‘limpa’, pelo que o facto de ter recuperado da oitava para a quarta posição tem de ser digna de registo, sendo agora o melhor representante da M-Sport.

Numa etapa que viu Juho Hanninen bater contra uma árvore, deixando a Toyota reduzida a apenas um carro, Hayden Paddon e Dani Sordo mostraram que não conseguem acompanhar o andamento de Thierry Neuville nos outros dois Hyundai.

Classificação após a 8:º PE
1.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) 1h06m59,2s
2.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 24,0s
3.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 41,6s
4.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 50,3s
5.º Ott Tanak/Markku Jarveoja (Ford) + 50,4s
6.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 1m02,5s
7.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 2m20,1s
8.º Craig Breen/Martin (Citroën) + 1m42,0s
9.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 2m45,5s
10.º Stephane Lefebvre/Gabin Moreau (Citroën) + 2m57,8s

Em destaque

Subir