Motores

Thierry Neuville lidera na Sardenha após a primeira etapa

NeuvilleSardenha1

Thierry Neuville é o líder surpresa do Rali da Sardenha após a conclusão da primeira etapa da prova italiana do campeonato do mundo de ralis (WRC), esta sexta-feira.

O belga da Hyundai assumiu o comando do rali na parte da tarde, que compreendia a segunda passagem pelas quatro classificativas disputadas durante a manhã.

Para dizer a verdade Neuville foi o mais rápido em três das quatro especiais matinais, antes da assistência durante a hora do almoço, para conseguir depois conseguir concluir a tirada com mais de 11 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala.

O finlandês da Volkswagen reclamou a liderança ao ser o mais rápido na sexta classificativa, a primeira das disputadas da parte da tarde, mas perdeu o comando uma especial depois, já que Neuville foi 4,4s mais rápido.

LatvalaSardenha1

Curiosamente o belga da Hyundai recuperou a primeira posição no mesmo troço onde o seu companheiro de equipa Hayden Paddon se despistou, somando o seu segundo abandono consecutivo devido acidente – em Portugal o neozelandês viu o carro incendiar-se após uma saída de estrada.

Thierry Neuville tornou-se depois no primeiro piloto a liderar duas especiais consecutivas no rali italiano ao efetuar o melhor tempo na segunda passagem pelo troço de Castelsard (oitava classificativa).

Neste primeiro dia completo de prova o campeão do mundo Sebastien Ogier foi terceiro, limitando as perdas provocadas pelo facto de ser o primeiro a passar na estrada e a ‘limpar’ os pisos de terra para os seus adversários. No total o francês da Volkswagen perdeu 17 segundos para o primeiro.

O top cinco na etapa foi completado por Andreas Mikkelsen, no terceiro VW Polo R WRC, e por Mads Ostberg, o melhor representante entre os pilotos dos Ford Fiesta RS WRC da M-Sport.

SordoSardenha1

Dani Sordo não conseguiu acompanhar o andamento do seu companheiro de equipa Thierrey Neuville e concluiu o dia na sexta posição aos comandos do segundo melhor dos Hyundai i20 WRC.

Classificação após a 9.ª PE
1.º Thierrey Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) 1h14m03,2s
2.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) + 11,1s
3.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 40,3s
4.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaegger (Volkswagen) + 57,5s
5.º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 58,5s
6.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 1m18,6s
7.º Henning Solberg/Ilka Minor (Ford) + 2m32,5s
8.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 2m35,6s
9.º Umberto Scandola/Guido d’Amore (Skoda) + 2m35,9s
10.º Esapekka Lappi/Jonas Ferm (Skoda) + 2m39,2s

Em destaque

Subir