Motores

Thierry Neuville ataca e vence Rali de Monte Carlo

Thierry Neuville venceu o Rali de Monte Carlo ao dominar o quarto e último dia da prova, a primeira do Campeonato do Mundo de 2020.

Um triunfo que se começou a ‘desenhar’ na primeira especial desta derradeira etapa, quando o belga começou como tinha terminado a tirada anterior, a ser o mais rápido no troço inicial do dia. A primeira passagem pelo famoso ‘Turini’.

Neuville prosseguiu na mesma tendência impondo-se nas especiais seguintes, conseguindo mais de uma dezena de segundos de vantagem sobre Elfyn Evans, que tinha concluído a etapa anterior na liderança.

O galês da Toyota partiu para a ‘Power Stage’ a 11,1s de Thierry Neuville, mas com apenas segundo e meio de diferença para Sebastien Ogier, pelo que ‘jogava’ não apenas uma possível vitória na prova monegasca mas também a defesa do segundo posto de um mais do que provável ataque do seu companheiro de equipa.

Ogier acabou por ter sucesso e ‘roubar’ a segunda posição a Evans, já que Neuville fez o pleno vencendo também a ‘Power Stage’ e ganhando o rali com mais de uma dúzia de segundos sobre o francês da Toyota.

Esapekka Lappi foi quarto e o melhor representante da M-Sport Ford, já que neste último dia Sebastien Loeb voltou a ter percalços, saindo de estrada, permitindo inclusivamente que Harri Rovanpera, no terceiro Toyota, terminasse a prova no quinto posto, à frente do alsaciano.

O Hyundai de Loeb voltou à estrada com a ajuda dos esperadores, mas o incidente custou-lhe 20 segundos, perdendo na altura o quarto posto para Lappi, perderia mais duas dezenas de segundo na penúltima especial, o que o fez perder o quinto posto para Rovanpera.

A M-Sport Ford ainda viu Teemu Suninen recuperar do atraso sofrido nos primeiros dias e a terminar entre os dez primeiros e ‘salvar’ mais alguns pontos para equipa.

Classificação final
1º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) 3h10m57,6s
2º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota) + 12,6s
3º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota) +14,3s
4º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Ford) + 3m09,0s
5º Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen (Toyota) + 4m17,2s
6º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai) + 5m04,7s
7º Takamoto Katsuta/Daniel Barritt (Toyota) + 11m27,9s
8º Teemu Suninen/Jarmo Lethinen (Ford) + 13m30,4s
9º Eric Camili/François Buresi (Citroën) + 13m42,2s
10º Mads Ostberg/Torsten Eriksen (Citroën) + 15m04,4s

Em destaque

Subir