Mundo

Theresa May vai confrontar Trump acerca das fugas de informação sobre o atentado de Manchester

A primeira-ministra britânica, Theresa May, vai estar hoje na cimeira da NATO, em Bruxelas, onde irá confrontar Donald Trump acerca das fugas de informação secreta do atentado que ocorreu esta segunda-feira em Manchester.

O ‘The Guardian’ cita uma fonte do governo londrino que afirma que “as imagens procedentes do sistema norte-americano são claramente perturbadoras para as vítimas, para os familiares e para os cidadãos”.

A mesma fonte refere ainda que o comportamento de Washington é “inaceitável” e que “já foram enviadas queixas aos nossos parceiros dos Estados Unidos”.

As fugas de informação sobre a investigação ao atentado de Manchester deixaram o governo britânico “furioso”, pelo que Amber Rudd, a ministra do Interior, classificou estas fugas como “irritantes”.

Em causa estão detalhes sobre o bombista suicida, Salman Abedi, que surgiram primeiro nos meios de comunicação norte-americanos. Amber Rudd acrescentou que os aliados do Reino Unido já referiram que isso “não deve acontecer outra vez”.

Um dos meios de comunicação dos EUA que noticiaram informações acerca do atentado foi o ‘The New York Times’, que divulgou um artigo que incluía fotografias de detalhes forenses da cena da explosão no exterior do Manchester Arena, divulgando imagens dos pedaços do saco que Abedi utilizou.

A divulgação destes detalhes já foi condenada pelos representantes das autoridades britânicas, que afirmam que estas fugas significam uma quebra de confiança que irá afetar a investigação. A BBC avança que a polícia responsável pela investigação deixou de partilhar informações com os EUA.

“Nós valorizamos em grande medida as relações que mantemos com os nossos parceiros dos serviços de informações e com as forças de segurança, a nível mundial, com quem partilhamos informações sensíveis. Mas, quando a confiança é quebrada as relações ficam comprometidas”, afirmou uma porta-voz das autoridades britânicas.

Em destaque

Subir