Motores

Thed Bjork confirma ‘pole’ com triunfo no WTCR em Zandvoort

Thed Bjork confirmou o favoritismo que lhe era conferido pela ‘pole position’ ao vencer e dominar a primeira corrida do fim de semana da Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR) em Zandvoort.

Arrancando muito bem o sueco da Cyan Racing tomou a dianteira e não mais a perdeu até final, encabeçando uma ‘dobradinha’ dos Lynk & Co, já que o seu companheiro de equipa Yvan Muller foi segundo.

No entanto, e contrariamente a Bjork, Muller teve de se empenhar para manter atrás de si o espanhol Mikel Azcona, que aos comandos do Cupra da PWR Racing tudo fez para ‘roubar’ a segunda posição ao experiente francês da Cyan Racing. Assim o espanhol teve de se contentar com o último lugar do pódio.

Se estavam quatro Lynk & Co nas quatro primeiras posições à partida, os outros dois tiveram de se contentar apenas com pontos. Andy Priaux não conseguiu ‘segurar’ Azcona e Johan Kristofferson atrás de si e foi quinto, enquanto Yann Ehrlacher acabou em sétimo, também suplantado Mehdi Bennani, no único Volkswagen Golf GTi TCR da Sebastien Loeb Racing a chegar ao fim.

Já o líder do campeonato, Nestor Girolami não foi além do 15º posto, que lhe valeu apenas um ponto. Um contraste com o seu companheiro de equipa, Esteban Guerrieri, 12º no final.

Nas hostes da Hyundai Nicky Catsburg era o seu melhor representante à partida, e também o foi à chegada, com a obtenção da 10ª posição, mas espelhando uma jornada difícil dos i30N TCR, que viu Gabriele Tarquini ser penalizado por falsa partida e Norbert Michelisz e Augusto Farfus terem problemas, com o brasileiro a abandonar nas boxes.

Já Tiago Monteiro enfrentou mais dificuldades. Depois de partir de último ganhou algumas posições mas nunca se mostrou capaz de chegar aos pontos, e o 21º posto final deixa a ideia que equipa KCMG ainda não encontrou uma forma de tornar o Honda Civic # 18 mais competitivo.

Classificação
Corrida 1
1º Thed Bkork (Link & Co) 12 voltas
2º Yvan Muller (Link & Co) + 0,704s
3º Mikel Azcona (Cupra) + 1,270s
4º Johan Kristoffersson (Volkswagen) + 3,062s
5º Andy Priaulx (Link & Co) + 3,631s
6º Mehdi Bennani (Volkswagen) + 4,277s
7º Yann Ehrlacher (Link & Co) + 4,592s
8º Benjamin Leuchter (Volkswagen) + 5,179s
9º Frederic Vervisch (Audi) + 5,870s
10º Nicky Catsburg (Hyundai) + 5,984s

Em destaque

Subir