Economia

The Economist chama ‘Poortugal’ a Portugal num artigo sobre um país pobre e sem esperança

the economist“Poortugal” [‘poor’ quer dizer “pobre”] é a expressão usada pela The Economist para caraterizar Portugal, com uma associação à célebre campanha que adulterou o nome de uma região: Allgarve. Num artigo com o título “mais dor, menos ganho”, numa alusão à austeridade, aquela revista traça o cenário de um “poor” que tem de cumprir o memorando com a troika, num cenário de enorme agitação social.

Portugal é, para a The Economist, “Poortugal”, um país pobre que um dia se lembrou de adotar “Allgarve” para promover o Algarve. A revista associa os dois factos e muda o nome de Portugal, com o objetivo de dar realce à pobreza que aguarda os portugueses e que provoca tanta agitação, quer nas ruas, quer nos artigos de opinião e comentários de históricos políticos.

A The Economist analisa, naturalmente, o Orçamento de Estado apresentado por Vítor Gaspar, bem como as ondas de choque que a proposta provocou, não apenas em termos políticos, mas nas manifestações de rua. A revista realça que Poortugal vive um momento raro de unanimidade no que diz respeito à revolta contra as opções governativas, que privilegiam a austeridade, em nome do cumprimento do memorando da troika.

De um lado, os opositores ao Orçamento – uma grande maioria, fora da esfera política, onde os ideais não são tidos em conta –; do outro, um Governo com pouca margem de manobra, que preparou o “orçamento possível”.

O autor deste artigo da revista britânica realça também que os cortes orçamentais que afetam as famílias e os rendimentos dos trabalhadores vão “sufocar o país” e prejudicar o crescimento de Portugal, que ficará mais pobre.

Ainda neste artigo, Portugal é comparado com a Grécia. Poortugal é visto como um bom aluno, excessivamente elogiado por Bruxelas e por todas as instituições europeias, mas que não conseguiu cumprir as metas do défice e mantém a mesma receita. A pergunta da The Economist fica no ar: há sensatez na austeridade?

Em destaque

Subir