Motores

Thani Al Qemzi faz história no F1 H2 o

Thani AL Qemzi fez história no Campeonato do Mundo de Motonáutica F1 H2 o ao vencer o Grande Prémio do Abu Dhabi da especialidade, disputado este sábado.

O piloto da equipa da casa tornou-se no primeiro piloto árabe a vencer uma prova desta competição, depois de na qualificação não ter ido além do terceiro tempo.

Al Qemzi esteve em grande numa prova que assinalou o 25º aniversário da visita do F1 H2o ao Emirado Àrabe, conseguindo um triunfo que o lança definitivamente na corrida ao título, que se vai decidir em Al Sharjah.

Uma das ‘receitas’ para o piloto do Team Abu Dhabi foi a sua excelente partida, que lhe permitiu rondar a primeira bóia na liderança. Thani diz que a sua embarcação esteve perfeita, possibilitando-lhe adotar um bom ritmo. Apesar disso na fase final da corrida viu o francês Peter Morin aproximar-se e exercer uma forte pressão.

Já Erik Stark, apesar de largar da ‘pole position’, sofreu um forte revés na sua campanha para vencer o campeonato. O piloto sueco foi forçado a abandonar quando teve problemas no motor do seu barco à 29ª volta. Face a isto desceu para a terceira posição do campeonato, a 12 pontos do líder, Shaun Torrente, e a nove de Al Qemzi.

Depois de uma qualificação dececionante o sexto lugar de Torrente limitou os ‘danos’ do norte-americano, que comanda a classificação com 77 pontos, e permitiu ao Team Abu Dhabi garantir desde já o cetro de equipas. O terceiro desde que o ex-piloto Guido Capellini tomou conta da formação, em 2015.

Referência ainda para as exibições de Sami Selio, que no barco da Baba Racing Mad Croc quebrou uma ‘série negra’ com um merecido terceiro lugar e para o quarto posto de Martit Stromoy, diante do italiano Francesco Cantando. Um resultado que para a norueguesa soube a pouco, uma vez que almejava o pódio.

Já Duarte Benavente teve um fim de semana complicado no Abu Dhabi. O piloto português foi 11º depois de na qualificação ter realizado o 14º tempo.

Em destaque

Subir