Economia

Testes de stress: Banco de Portugal desvaloriza “especulação”

Reuters alerta para os perigos de chumbo de bancos portugueses nos testes de stress a que as instituições bancárias europeias estão sujeitas. Banco de Portugal reage, contrariando essa notícia, que assenta em “pura especulação”. Os testes de stress avaliam o comportamento das instituições perante cenários económicos negativos.

Ameaça para a Reuteurs, especulação para o Banco de Portugal. Independentemente de quem tenha a razão, não há qualquer dúvida quando à ameaça que paira sobre os bancos portugueses, entre os quais a Caixa Geral de Depósitos, Banco Comercial Português, Banco BPI e Espírito Santo Financial Group.

Qualquer um deles poderá chumbar aos testes de stress a que 91 instituições serão sujeitas, segundo a Reuteurs, que alertava, nesse sentido, para a necessidade dos bancos reforçarem o seu capital. Os bancos portugueses, espanhóis, gregos e alemães estarão entre os mais vulneráveis.

Esta informação causou instabilidade no setor bancário e provocou uma reação imediata. O Banco de Portugal apelida a notícia de “especulativa”, uma vez que o processo está em curso e “não existe qualquer informação sobre o seu desfecho”.

Os testes de stress avaliam a capacidade dos bancos em reagir a cenários económicos. Portugal estará mais vulnerável em virtude do cenário que enfrenta: sem perspetivas de crescimento e recessão económica.

Em destaque

Subir