Nas Notícias

Teste de deteção da tuberculose vale prémio de mérito a dois investigadores portugueses

tuberculoseUm novo teste de deteção da tuberculose, mais rápido e barato, valeu o prémio de mérito aos dois investigadores que o desenvolveram. Pedro Baptista e Miguel Bettencourt conceberam um sistema de nanotecnologia para fazer um diagnóstico molecular.

Os investigadores Pedro Viana Baptista, do departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, e Miguel Viveiros Bettencourt, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, vão receber hoje um prémio de mérito pela descoberta dum novo teste de deteção da tuberculose, mais rápido e barato do que convencional.

Baptista e Bettencourt apostaram na nanotecnologia para criar um sistema de deteção do agente etiológico da tuberculose através dum diagnóstico molecular, através do qual é também possível detetar as mutações mais frequentemente implicadas na resistência a antibióticos.

Com este novo sistema de diagnóstico, resultante do estudo intitulado “Nano TB Nanodiagnostics for XDRT at a point-of-need”, será mais rápido e barato detetar uma doença que ainda é das mais infeciosas a nível mundial, responsável por cerca de 1,1 milhões de mortes. Só em 2010 foram diagnosticados 8,8 milhões de novas incidências.

O enviado do secretário-geral das Nações Unidas para a tuberculose, Jorge Sampaio, será uma das personalidades que irá marcar presença na atribuição do prémio de mérito, tal como o diretor-geral da Saúde, Francisco George.

Em destaque

Subir