Cultura

‘Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX’ em exposição no Porto

Foto_Construcao_Ponte_900

A exposição ‘Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX’ estará patente na Galeria Municipal do Porto, nos jardins do Palácio de Cristal, a partir de9 de junho. Inauguração marcada para as 19h00.

Este projeto apresenta, pela primeira vez, um conjunto significativo de autores e fotografias provenientes dos mais importantes acervos públicos e privados da história da fotografia portuguesa.

Em diálogo, os espólios fotográficos de diversas instituições públicas que têm como missão a salvaguarda do património fotográfico nacional, realçando a necessidade e a premência de abordagens integradas no acesso, estudo e divulgação da fotografia portuguesa.

A vastidão e significado destas coleções em grande parte nunca divulgadas, não só não se esgota aqui e agora, como levou a um desdobramento em duas exposições, uma apresentada no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado em Lisboa, a decorrer até 28 de junho, e outra, na Galeria Municipal do Porto, de 9 de junho a 16 de agosto de 2015, em parceria com a Câmara Municipal.

A exposição apresentada na Galeria Municipal do Porto conta com fotografias, álbuns, publicações e máquinas fotográficas, num total de quase 200 peças, provenientes de diversos acervos públicos e privados.

Entre os fotógrafos representados nesta exposição incluem-se Carlos Relvas, Aurélio da Paz dos Reis, Antero Frederico Ferreira de Seabra da Mota e Silva, François Rocchini, Amadée de Lemaire-Ternante, João Francisco Camacho e Emílio Biel, entre outros.

O objeto das imagens é variável. O legado fotográfico produzido em Portugal aborda o contexto artístico, científico, industrial e comercial da sociedade portuguesa não apenas no Porto e em Lisboa mas também noutras zonas do país.

Em destaque

Subir