Mundo

Ataque terrorista na Somália mata dez pessoas

somaliaAtaque suicida durante discurso do primeiro-ministro somali provoca dez vítimas mortais, entre elas dois líderes desportivos. O ataque foi levado a cabo pelas forças radicais islâmicas do Al-Shabbab.

No momento em que o primeiro-ministro ia discursar, uma mulher fez-se explodir, provocando a morte de dez pessoas, incluíndo dois líderes desportivos, Aden Yabarow Wiish e Said Mohamed Nur. 

O primeiro-ministro conseguiu escapar sem qualquer tipo de ferimento, de acordo com o porta-voz do governo somali.

Outros dois ministros e um membro do parlamento encontram-se feridos, segundo médicos do Hospital de Madina. 

Os membros do comité olímpico internacional, consideraram este ato como algo ‘barbáro’ e lamentaram a morte dos dois homens do governo, os quais estavam “empenhados em melhorar a vida do povo da Somália através do desporto”.

Os terroristas do Al-Shabbad, tinham sido expulsos de Mogadíscio, capital da Somália, em agosto do ano passado, pelas tropas do governo e pela União Africana.

Este grupo extremista é conhecido por ter ligações com a Al-Qaeda e por proibir atos de caráter cultural e de lazer, como a prática da dança, música e desporto.

Depois de cerca de vinte anos a viver sobre violência, a Somália tentava erguer-se. A reabertura do Teatro Nacional tinha acontecido no passado dia 19 de março e esta quarta-feira comemorava-se o primeiro ano da estação televisiva nacional.

 

Em destaque

Subir