Nas Notícias

Terrorismo em Lisboa: António Costa confirma alerta moderado

Não passam de rumores, mas é “dever” das autoridades levá-los a sério até estar totalmente provado que não há perigo. Instado a comentar os boatos de um ataque terrorista em Lisboa, António Costa lembra que todo o Portugal se mantém com “grau de alerta moderado”.

Desde ontem à tarde que as redes sociais propagam três rumores de um ataque terrorista iminente em Lisboa. Vai mesmo acontecer, garante “a colega de obstetrícia que tem uma amiga cuja mãe trabalha na maternidade”, a “irmã da Maria que trabalha no Tivoli” e ainda “o amigo com um cargo de alta informação do Estado”.

São três “fontes seguras” que asseguram o mesmo: nada. Ninguém tem conhecimento de um ataque terrorista iminente em Lisboa.

Tal não significa que, um dia, não venha mesmo a acontecer… Por isso é que Portugal se mantém com grau moderado de alerta, como lembrou hoje o primeiro-ministro. Tal como estava antes dos boatos que começaram a surgir nas redes sociais…

Instado a comentar esses rumores, António Costa lembrou que o terrorismo “é uma ameaça global, que pode estar em todo o sítio”, pelo que as autoridades têm “mantido o nível de alerta” no grau moderado.

“É obviamente dever dos serviços analisar e avaliar cada informação que surge”, justificou António Costa, reiterando o desmentido emitido pelo Sistema de Segurança Interna: “Portugal não alterou o grau de ameaça, que se mantém em grau moderado”.

Em destaque

Subir