Mundo

Terrorismo: Cinco países cortam relações com o Qatar na nova guerra diplomática do Médio Oriente

Arábia Saudita, Bahrein, Egito, Emirados Árabes Unidos e Iémen cortam relações diplomáticas com o Qatar, alegando que o vizinho fomenta o terrorismo. É a nova guerra do Médio Oriente, agora na diplomacia. O Catar já reagiu, acusando os cinco países de acreditarem e propagarem “calúnias”.

Para além do corte das relações diplomáticas, os cinco países do Golfo vetam ainda as ligações aéreas e marítimas, o que tem provocado o caos em vários aeroportos mundiais, dada a importância da economia do emirado.

A medida visa “proteger a segurança nacional do terrorismo e extremismo”, de acordo com passagem comum aos comunicados oficiais dos vários Governos.

O Qatar (ou Catar, em português aceitam-se os termos) está a ser acusado de incitar ao terrorismo depois da agência de notícias estatal ter divulgado afirmações do Emir a elogiar o Irão, um “poder islâmico” dominado por muçulmanos xiitas e rival da Arábia Saudita, controlada pelos muçulmanos wahabistas (sunitas).

Só que as supostas afirmações de Tamim bin Hamad al-Thani terão sido publicadas por hackers, garante o Governo do Catar, em resposta a esta “violação da soberania” perpetrada pelos cinco vizinhos.

A defesa não chegou a tempo. Ainda na nossa madrugada, a Arábia Saudita decretou o corte das relações diplomáticas e o encerramento das fronteiras com o Qatar, gesto ‘imitado’ quase de imediato pelo Iémen (apesar da guerra civil em curso neste país).

O país visado “acolhe muitos grupos e setores terroristas que almejam perturbar a estabilidade na região, incluindo a Irmandade Muçulmana, o Estado Islâmico e a Al Qaeda, e promove constantemente mensagens e propaganda desses grupos”, adiantou o regime saudita, citado pela agência estatal SPA.

Seguiram-se Bahrein, que acusa o Catar de “interferência nos assuntos internos” para “minar a segurança e estabilidade” do país, o Egito e os Emirados Árabes Unidos, que deram 48 horas aos diplomatas cataris para abandonarem Abu Dhabi.

A principal consequência desta Guerra do Golfo diplomática sente-se no tráfego aéreo. O emirado é escala fundamental em muitas viagens internacionais e a Qatar Airways é das maiores companhias de aviação de mundo.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=5AB9XOXRG7GY

 

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Mover-se (bem) pela saúde do aparelho locomotor

Enveredar pela jornada de perda de peso, quando o objetivo é combater quadros de excesso…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 14 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias

15 de maio, nasce Humberto Delgado, o ‘General sem Medo’

Hoje é dia de recordar Humberto Delgado, militar português da Força Aérea, um dos grandes…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

14 de maio, morrem Frank Sinatra e B.B. King

A morte do eterno Frank Sinatra é assinalada hoje, data em que, em 1998, parte…

há % dias

Estudo sugere que bactérias sobrevivem em meio hospitalar através da degradação de plásticos

Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sugere…

há % dias