Mundo

Terramoto de L’Aquila teria menor gravidade se sete cientistas não tivessem enganado a população

terramoto laquilaO terramoto de L’Aquila, que em 2009 provocou a morte de mais de 300 pessoas, poderia ter tido consequências menos graves se sete cientistas – hoje condenados a prisão por homicídio culposo – não tivessem enganado a população com informações tranquilizadoras.

Sete cientistas, alguns deles consagrados, foram hoje condenados por homicídio culposo, em Itália. Os sete faziam parte da comissão para “grandes riscos” e foram considerados culpados por, na reunião de 31 de março de 2009, terem tranquilizado a população quanto aos efeitos de um terramoto na cidade de L’Aquila, o qual veio a ocorrer seis dias depois e do qual resultaram mais de 300 vítimas mortais.

O abalo provocou ainda o desalojamento de mais de 80 mil residentes, tendo destruído o centro histórico da cidade. Nos quatro meses anteriores ao sismo, foram registados mais de 400 abalos na região, mas as autoridades recusaram-se a tomar medidas de prevenção alegando a impossibilidade de prever os tremores de terra mais intensos.

Um antigo presidente do Instituto Nacional de Geofísica, Enzo Boschi, é um dos sete condenados por homicídio culposo, tal como o então vice-diretor da Defesa Civil, Bernardo de Bernardinis. O tribunal deliberou contra a negligência dos cientistas por transmitirem informações tranquilizadoras à população, induzindo as pessoas a descurarem as medidas de prevenção.

Em destaque

Subir