Ciência

Alerta: Temperaturas globais de abril voltaram a bater recorde

temperaturas mapa

O alerta é da NASA. Em abril, a temperatura global da Terra atingiu um valor recorde. Foi o sétimo mês consecutivo a superar os valores históricos, colocando 2016 a caminho de passar 2015 como o ano mais quente de sempre no planeta.

O mapa divulgado pela agência espacial norte-americana reflete esse aquecimento constante (e preocupante) da Terra.

Usando a temperatura média analisada pela NASA no período entre 1951 e 1980, abril de 2016 teve uma temperatura igual à de janeiro, enquanto fevereiro e março registaram temperaturas mais altas do que a média desse período.

Em abril deste ano, a temperatura não foi apenas a mais alta de sempre: a diferença para o anterior recorde (abril de 2010) foi também a maior de sempre.

E, acrescentou a NASA, foi o terceiro mês consecutivo em que essa diferença histórica se repete.

“A circunstância lamentável que temos agora é a soma de um intenso fenómeno El Niño que foi potencializado pelo aquecimento global”, salientou a secretária-executiva da Convenção da ONU para as Mudanças Climáticas, Christina Figueres.

“Todos esses recordes nas temperaturas e as implicações disso, como o recorde no número de incêndios e as secas na Índia, fazem-nos lembrar que não podemos fazer nada a não ser acelerar planos com soluções”, acrescentou: “Não temos outra opção a não ser acelerar essa agenda”.

Em destaque

Subir