Desporto

Teresa Bonvalot sagra-se campeã nacional em surf e Miss Sumol

teresa bonvalot 1teresa bonvalot 600Teresa Bonvalot conseguiu um ‘1 em 2’ na praia da Costa Nova, em Ílhavo, ao sagrar-se Miss Sumol Cup em surf na 10.ª edição do evento e, simultaneamente, campeã nacional 2014.

Dia histórico para o surf português feminino e para a 10.ª edição da Miss Sumol Cup, uma vez que a surfista do Estoril, de apenas 14 anos, iguala o feito de Carina Duarte, que tinha sido a mais nova atleta a conquistar um título nacional.

A disputa pela Nacional de Surf estava precisamente centrada nestas duas atletas, mas a surfista da Ericeira hipotecou s suas possibilidades de impedir a vitória de Bonvalot e ainda sonhar com o título quando foi eliminada nas meias-finais.

Teresa Bonvalot ficou com tudo na mão para na final assegurar o título nacional, a uma etapa do final do Campeonato.

E, na verdade, no fecho competitivo de mais uma edição do evento mais feminino do surf nacional a luta foi bem renhida, com a nova campeã nacional a ter que se aplicar para levar de vencida Camila Kemp, que ainda almejou colocar-se em primeiro lugar, no segundo terço da bateria da consagração.

Logo na primeira onda da final, Teresa Bonvalot colocou-se na liderança, mas fruto da melhor onda da final (7.00), Camila Kemp inverteu a situação, mas no final somaria apenas 11 pontos, contra os 11.65 da surfista do Estoril.

Entretanto, a estreante na Miss Sumol Cup e no Campeonato Nacional, a brasileira Carol Henriques, sem conseguir ondas que a intrometessem na luta pela vitória, cedo assegurou o terceiro posto (6 pontos), devido à menos conseguida prestação de Ana Sarmento (1,5 pontos), ficando assim com o quarto e último lugar da final.

A nova Miss Sumol Cup em surf dominou de tal forma o evento, que aos dois títulos conquistados somou ainda o da melhor onda, com um 8.00 pontos, ainda na primeira ronda, e o de melhor score (13.75 pontos), no mesmo heat. Neste particular foram surfadas no total 180 ondas, tendo seis sido consideradas Boas, pelo corpo de juízes.

A competição realizou-se ao longo de todo o dia de hoje, com a primeira bateria a ir para a água pouco depois das 9h00. Mais uma vez o mar da Costa Nova esteve à altura da importância da prova, com boa formação, em novo excelente dia de praia. Porém, talvez triste por a prova estar a terminar, S. Pedro enviou, no final do dia, um cerrado nevoeiro, que felizmente acabou por não prejudicar a competição.

Nesta 10.ª edição, Catarina Beirão, do Clube de Surf do Porto, eliminada nos quartos-de-final, foi eleita a Miss Simpatia 2014 em surf.

No final, Francisco Morgado, da Associação Nacional de Surfistas (ANS), considerou que a prova “é muito importante para a ANS e muito acarinhada pelas surfistas, não só pelo local, mas também por ser só feminina”.

Por seu turno, David Raimundo, selecionador nacional, lembrou que “esta competição tem caraterísticas totalmente diferentes das outras a que as atletas estão habituadas, pois partilham-nas com os homens, mas o futuro passa por um circuito exclusivamente feminino, pois o surf delas está com um excelenete nível e elas precisam que assim seja para evoluírem ainda mais”.

Foto: André Neto

Em destaque

Subir