Motores

Terceira vitória de Latvala na Finlândia

LatvalaFinlandia415

Jari Matti-Latvala fez a festa ‘em casa’, ao impor-se no Rali da Finlândia, que este domingo se concluiu com uma curta etapa composta por somente duas classificativas. O finlandês obteve o seu terceiro triunfo na prova ao bater o seu companheiro de equipa Sebastien Ogier por menos de 14 segundos.

Foi uma prova dominada pelo duelo entre os dois pilotos da Volkswagen, onde nenhum outro adversário conseguiu interferir, tal a superioridade que ambos demonstraram face à restante concorrência.

Num rali caracterizado pelas altas velocidades das suas classificativas, e também pelos inconfundíveis saltos, Latvala inicou esta última jornada ao ataque e ganhou logo nove décimas a Ogier na primeira passagem pelo troço de Myhinpaa, deixando claro que não deixar fugir a vitória.

Na segunda passagem, a ‘Power Stage’ o finlandês não repetiu, deixando escapar os três pontos suplementares para o seu rival, embora realizando a classificativa a alta velocidade, como atesta a média atingida – mais de 135 km/h.

OstbergFinlandia415

Longe dos dois primeiros, Mads Ostberg tinha a missão de apenas levar o seu Citroën DS3 WRC até ao fim e garantir o último lugar do pódio, ainda que o seu companheiro de equipa, Chris Meeke, tenha brilhado um pouco ao ser o terceiro mais rápido na ‘Power Stage’. Um ‘magro’ consolo para o britânico, que na véspera desperdiçou um terceiro lugar no rali devido a uma saída de estrada.

Com o quarto lugar Thierry Neuville limitou os estragos de um fim-de-semana que tinha começado mal com o despiste no ‘shakedown’, tendo sorte pelos danos no seu Hyundai poderem ser reparados para a prova. O i20WRC do belga nem sempre colaborou, sobretudo o motor, pelo que o resultado tem de se considerar satisfatório.

NeuvilleFinlandia415

A fechar o top cinco, Ott Tanak revelou uma grande regularidade e consistência, beneficiando também do abandono de Hayden Paddon e os problemas sentidos por Dani Sordo para realizar uma prova relativamente tranquila, mesmo se na segunda etapa foi obrigado a uma grande recuperação que o levou a ganhar cinco posições.

Classificação final

1.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) 2h33m03,8s

2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) +13,7s

3..º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) +1m36,0s

4.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 3m58,7s

5.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 4m29,3s

6.º Juho Hanninen/Tomi Tuominen (Ford) + 4m44,3s

7.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 6m30,3s

8.º Esapekka Lappi/Juha Ferm (Skoda) + 7m11,2s

9.º Pontus Tidemand/Erik Axelsson (Skoda) + 8m52,2s

10.º Lorenzo Bertelli/Luca Granai (Ford) + 9m37,4s

2Shares

Mais partilhadas da semana

Subir