Motores

Terceira ‘pole’ de Thed Bjork no WTCR

Pela terceira vez esta temporada Thed Bjork garantiu a ‘pole position’ para uma prova da Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR), ao ser o mais rápido na qualificação para a segunda corrida do fim de semana em Nurburgring.

O sueco da Yvan Muller Racing tirou o melhor partido do seu Hyundai i30 N TCR para ser o melhor em duas das suas tentativas no longo traçado do Nordeschleife. Na primeira Bjork acabou por ser batido por Norbert Michelisz, mas na segunda efetuou uma volta em 8m55,085s e bateu o recorde por si realizado quando logrou a ‘pole’ para a primeira corrida do fim de semana.

Isto significa que pela segunda vez consecutiva Thed Bjork vai partir da frente da grelha, partilhando a primeira fila com um surpreendente Frederic Vervisch. O belga da Comtoyou Racing foi 1,040s mais lento do que o sueco, conseguindo ‘tirar da cartola’ uma volta incrível na sua última tentativa, mostrando que bem guiado o Audi S3 LMS pode ser uma força a ter em conta nas duas corridas do WTCR no domingo.

Pensava-se que Michelisz seria o grande adversário de Bjork na fase final desta qualificação, só que na sua última tentativa nos mais de 24 quilómetros do Nordeschleife não conseguiu ser tão rápido e acabou por ficar com o terceiro tempo, a 1,449s do sueco. Ainda assim o húngaro da BRC logrou ficar à frente de Yvan Muller, no segundo dos Hyundai i30 N TCR da YMR.

O top cinco foi completado pelo jovem Yann Erhlacher, que ficou a apenas 10 milésimas do seu tio Yvan Muller e foi o melhor representante dos Honda Civic, suplantando Benjamin Lessennes, o substituto de Tiago Monteiro, que rubricou a sexta marca, a mais de dois segundos da marca conseguida por Thed Bjork.

Robert Huff cometeu alguns erros nas suas tentativas e ficou-se pelo sétimo registo, ainda que tenha sido o melhor dos pilotos que utilizam os Volkswagen Golf Gti TCR e vá partir de quarto para a terceira corrida, cuja grelha é formada pela inversão das dez primeiras posições desta qualificação.

Para a derradeira corrida quem vai sair da ‘pole’ é Pepe Oriola, que foi o melhor dos pilotos dos Cupra Leon TCR ao conseguir o 10º tempo.

Resultado da qualificação

1º Thed Bjork (Hyundai) 8m55,085s

2º Frederic Vervisch (Audi) 8m56,125s

3º Norbert Michelisz (Hyundai) 8m56,534s

4º Yvan Muller (Hyundai) 8m56,739s

5º Yann Erhlacher (Honda) 8m56,749s

6º Benjamin Lessennes (Honda) 8m57,310s

7º Robert Huff (Volkswagen) 8m58,646s

8º Esteban Guerrieri (Honda) 8m58,708s

9º René Rast (Audi) 8m59,183s

10º Pepe Oriola (Cupra) 8m59,630s

 

Em destaque

Subir