Nas Notícias

Terça-feira de chuva na previsão

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) antecipa uma terça-feira de “precipitação, em especial no norte e centro” do território de Portugal continental. Se os Açores podem esperar “períodos de céu muito nublado com abertas”, a Madeira terá “aguaceiros fracos”.

A meteorologista Ângela Lourenço explica que será uma terça-feira com “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e persistentes no litoral a norte do cabo Carvoeiro, e que serão em geral fracos na região sul.”

Os especialistas do tempo antecipam ainda “condições favoráveis à ocorrência de trovoada” e uma “pequena descida da temperatura máxima nas regiões norte e centro”.

Para a zona norte, o Instituto Português do Mar e Atmosfera espera “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e persistentes” e “condições favoráveis à ocorrência de trovoada”.

Na zona sul também são antecipadas “condições favoráveis à ocorrência de trovoada” ainda que os períodos de chuva sejam “em geral fracos”.

Madeira e Açores

A região dos Açores terá “períodos de céu muito nublado com abertas”.

Para a Madeira são antecipados “aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas até meio da manhã”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental terá ondas de “oeste/noroeste com 1,5 a 2,5 metros, tornando-se gradualmente ondas de noroeste com 4,5 a 5,5 metros” a norte do Cabo Raso, enquanto que a sul são esperadas ondas de “oeste com um a dois metros, tornando-se gradualmente ondas de noroeste com quatro a cinco metros”. A temperatura da água do mar será entre “13/15ºC”.

Na costa sul o IPMA antecipa ondas de “sudoeste com um a dois metros, aumentando para 1,5 a 2,5 metros”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “15ºC”.

 

Em destaque

Subir