Nas Notícias

Terapia contra leucemia: Sucesso nos testes levam EUA a acelerar aprovação

CTL019Os resultados nos testes da imunoterapia CTL019 convenceram as autoridades dos Estados Unidos a acelerar o processo de aprovação. Trata-se de uma terapia contra a leucemia que se tem mostrado promissora que pode chegar ao mercado mais cedo do que o previsto.

Uma terapia contra a leucemia está a alcançar excelentes resultados na fase de testes, com 89 por cento dos pacientes a registarem um desaparecimento completo do cancro.

A imunoterapia, que para já é designada por CTL019, tem mostrado sinais tão promissores que o regulador dos medicamentos e das terapêuticas dos EUA, a Agência Federal do Medicamento (FDA, na sigla original), revelou que vai acelerar o processo de aprovação para que o tratamento seja colocado no mercado.

A CTL019 é “um grande avanço”, assumiu a FDA, que pela primeira vez acelerou a avaliação de uma terapêutica oncológica.

Trata-se de uma terapia personalizada em que são extraídas as células T imunitárias do paciente para serem programadas geneticamente em laboratório de forma a anularem as células cancerígenas que produzem a proteína CD19.

Depois de modificadas, as células T são injetadas de volta no organismo do paciente, onde se multiplicam e atacam diretamente o cancro.

Em 89 dos cento dos casos testados, a remissão foi completa.

“Os primeiros resultados dão imensas esperanças para um grupo desesperado de pacientes e muitos deles conseguiram recuperar uma vida normal na escola ou no trabalho depois de receberem esta nova imunoterapia personalizada”, sustentou Carl June, o investigador que lidera a equipa de pesquisa da Universidade de Pensilvânia.

Desde 2012 que a Universidade, ao abrigo de um protocolo com a farmacêutica Novartis, desenvolve e autoriza testes com esta terapia para o tratamento de vários tipos de cancro

Em maio desde ano, uma menina, Emily Whitehead, festejou dois anos de remissão da leucemia.

Em destaque

Subir