Cultura

‘Teorema’ leva 12 skaters ao palco do Rivoli

teorema 210 A estreia do programa ‘O Rivoli Já Dança!’ vai ser assinalado sobre rodas. A partir de 25 de outubro, o grande auditório recebe ‘Teorema’, peça que integra o tríptico de John Romão sobre a obra de Pier Paolo Pasolini. Em palco vão estar 12 skaters, nove deles no Porto.

Quando a música se alia à arte de rua, o Porto dança. Ou, pelo menos, é esse o objectivo de ‘Teorema’, a primeira peça do programa “O Rivoli Já Dança!”.

A 25 de outubro, John Romão estreia em Portugal um espectáculo que integra o tríptico que o jovem encenador está a desenvolver à volta da obra de Pier Paolo Pasolini.

No palco do grande auditório do Rivoli vão estar 12 skaters, “nove deles escolhidos e convocados na cidade”, segundo a Câmara do Porto.

“‘Teorema’ parte do filme (e texto) homónimo do realizador/escritor italiano, que influenciou de forma indelével o pensamento artístico do século XX. Seguindo os passos do cineasta, que sempre trabalhou com as camadas menos favorecidas de uma Itália em transformação, John Romão convocou os performers de rua para uma peça carregada de tensão, submissão e erotismo, características que dominam toda a obra de Pasolini”, refere a nota de imprensa.

Segundo o mesmo documento, “12 skaters, um ator e um acordeonista invadem uma casa privada, num espetáculo quase sem palavras”.

Esta é a segunda parte de um tríptico que John Romão iniciou em 2013 e que terminará apenas em 2015.

‘Teorema’ estreia a 25 de outubro, pelas 21h30, no grande auditório do Teatro Municipal Rivoli.

Ficha técnica

Direção e espaço cénico: John Romão.

Com: Johh Romão, os skaters/performers Francisco Campos Lima, Guilherme Moura, Wesley Barros e nove skaters do Porto.

Acordeonista: Fábio Palma toca a sonata Et exspecto (1985) de Sofia Gubaidulina.

Textos: John Romão e Tiago Rodrigues, a partir de Pasolini.

Bilhetes: 5 euros.

teorema

Em destaque

Subir