Nas Notícias

Tenha frio: Esta previsão do IPMA vai fazê-lo tremer

frio O frio vai faz-se sentir a partir desta quarta-feira, no continente, devido a uma massa polar, adianta previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Diversos distritos estão sob aviso amarelo devido às baixas temperaturas, que vêm para ficar até ao final da semana. O termómetro acusará mínimas entre os zero graus e os seis negativos. Veja todos os avisos do IPMA.

Retire os casacos e os cachecóis do armário e prepare-se para os utilizar, a partir desta quarta-feira. Amanhã, segundo o IPMA, as temperaturas voltam a descer, com alguns distrito de Portugal Continental a registar mínimas abaixo de zero.

“Na quarta-feira, o tempo muda com a descida das mínimas, descida essa que vai continuar na quinta-feira, e depois vão manter-se baixas nos próximo dias, sendo negativas nas regiões do interior, em especial do norte e centro”, resume a meteorologista Madalena Rodrigues, em declarações à Lusa.

Este quadro meteorológico deve-se a uma massa de ar polar que está a afetar o território nacional. Só Faro escapa ao frio extremo, mas, mesmo assim, apresenta temperaturas mínimas de oito graus e máximas que não vão além dos 14.

Ainda segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, este quadro meteorológico vai permanecer em Portugal até ao próximo fim de semana.

Os próximos serão os dias mais frios do inverno. E durante a noite (com acentuado arrefecimento) há condições para geada.

Durante o dia de hoje, as temperaturas mantêm-se acima dos valores previstos para amanhã. Deverão cair aguaceiros, que serão neve nas regiões acima dos 1200 metros.

A chuva despede-se amanhã – ontem, caiu neve na serra da Estrela e nos distritos de Viseu e Vila Real – entrando o frio em ação.

Alertas do IPMA

Todos os distritos do continente estão sob aviso amarelo – o terceiro mais grave de uma escala de quatro – em virtude do vento forte, que atingirá 90 quilómetros por hora nas regiões mais altas.

O nível de alerta definido pelo IPMA é válido a partir das 15h00 de hoje e até às 6h00 de quarta-feira.

Devido à agitação marítima, os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo estão sob o mesmo nível de alerta, válido a partir das 21h00 de hoje e até às 9h00 de amanhã. As ondas podem atingir os 4,5 metros.

O IPMA colocou ainda os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Vila Real e Viseu sob aviso amarelo, devido à queda de neve, nas regiões acima de mil metros.

Em destaque

Subir